INE confirma: inflação acelera para 2,3% em janeiro
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta segunda-feira que a taxa de inflação, em janeiro, acelerou para 2,3%, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês […]
Hipersuper
As Slots Mais Populares nos Casinos Online
Eduardochi é a mascote virtual da KFC neste Natal
Isabel Barros entre os 100 melhores responsáveis de sustentabildiade da Europa
Nestlé doa ao projeto Terras de Cascais o primeiro composto biológico gerado através das cápsulas Neo
Espumante de chá bio com apenas 3% de teor alcoólico no palco Future Taste da Auchan
Velhotes celebram 90 anos com viagem no tempo e em realidade aumentada
Pobeira é uma cerveja com alma do Norte e um objetivo de internacionalização
Andreia Vaz é a nova head of brand e customer experience da Worten
Água de Luso celebra ligação à sua origem em campanha multimeios
Fábricas do Grupo Celeste produzem mais de 500 toneladas de doces para a época natalícia
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou esta segunda-feira que a taxa de inflação, em janeiro, acelerou para 2,3%, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, confirmando o valor avançado na estimativa rápida divulgada no fim do mês passado. Esta é uma aceleração, em parte, motivada pela subida dos preços da eletricidade e o fim do IVA Zero.
Com base num exercício de natureza mecânica, estima-se que o impacto do fim da referida medida sobre a variação do IPC total tenha sido 0,7 p.p.. O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,4% (2,6% em dezembro). A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 0,2% (-10,5% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados acelerou para 3,1% (2,0% no mês anterior), explica o instituto.
A variação mensal do IPC foi nula (-0,4% no mês precedente e -0,8% em janeiro de 2023). A variação média dos últimos doze meses diminuiu para 3,8% (4,3% em dezembro), pode ler-se ainda.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 2,5%, valor superior em 0,6 p.p. ao registado no mês anterior e inferior em 0,3 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em dezembro, esta diferença tinha sido 1,0 p.p.).
Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,7% em janeiro (3,1% em dezembro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,6%).