Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Sonae e MC apontadas como líderes mundiais no combate às alterações climáticas

Por a 6 de Fevereiro de 2024 as 10:32
default

A Sonae e a MC foram distinguidas pela sua liderança no combate às alterações climáticas pelo CDP (Carbon Disclosure Project), uma organização ambientalista global sem fins lucrativos.

As duas empresas do universo Sonae integram a ‘A List’ do CDP, que reúne as companhias com melhor desempenho e transparência a nível mundial. A avaliação pontuou mais de 23 mil empresas em todo o mundo, com apenas cerca de 1% a registar o nível de excelência da Sonae e da MC. As duas empresas alcançam, então, o nível ‘A’ da organização que detém a maior base de dados ambiental do mundo, tendo entrado na exclusiva lista das empresas líderes.

Sherry Madera, CEO do CDP sublinha que ganhar um lugar na ‘Lista A’ é mais do que apenas pontuação. “É uma indicação de dados completos e de alta qualidade que dotam as empresas de uma visão holística do seu impacto ambiental, servem como base para planos de transição e – o que é crucial – permite-lhes concretizar as suas ambições”.

“O combate às alterações climáticas é urgente e já faz parte da nossa forma de estar nos negócios. Permanecemos focados no nosso compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2040 e no nosso papel impulsionador da transição climática”, assume o administrador executivo da Sonae.

Sobre a classificação atribuída à Sonae e à MC, João Günther Amaral diz ser “um reconhecimento muito importante, vindo da entidade que é a referência mundial nesta avaliação e que nos coloca no mesmo patamar de excelência dos gigantes da economia mundial”.

“O envolvimento das nossas equipas no desenho e implementação do Roadmap de Descarbonização das Operações da MC permitiu alcançar, no último ano, uma redução de 34% das emissões face a 2018”, sublinha, por sua vez, a administradora executiva da MC.

De acordo com Isabel Barros este é um resultado do estabelecimento “de novas metas alinhadas com a ciência climática e validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi)” estabelecidas pela empresa. “Dessa forma, em 2023, revimos a nossa ambição e comprometemo-nos com uma redução de 51% das emissões das nossas operações até 2032, face a 2022, e uma redução de 31% das emissões da nossa cadeia de abastecimento”, informa ainda.

Entre as ações desenvolvidas pela Sonae e pela MC estão medidas de eficiência energética com impacto nos consumos de energia e na redução da dependência de combustíveis fósseis, através do aumento da produção própria de energia, a descarbonização da frota, o combate ao desperdício e aos materiais de uso único e a poupança de água.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *