Distribuição Homepage Newsletter

Sonae quer comprar empresa francesa de ingredientes para indústria da nutrição

Por a 5 de Fevereiro de 2024 as 9:05
Sonae

A Sonae, através da Sparkfood, subsidiária do grupo da Maia que investe em empresas dedicadas a soluções alimentares sustentáveis e saudáveis, está em negociações exclusivas para aquisição de uma participação maioritária na empresa francesa Diorren, avaliada em 152 milhões de euros, que produz ingredientes para a indústria de nutrição.

A empresa francesa fechou o exercício de 2023 com um volume de negócios de 53,5 milhões de euros um EBITDA de
14,1 milhões de euros.

Em comunicado, a Sonae informa que a Sparkfood apresentou “uma oferta irrevogável e está em negociações exclusivas com o objetivo de adquirir uma participação de 89% na Diorren, empresa detentora da BCF Life Sciences (BCF ), por um valor total de 152 milhões de euros, numa base livre de caixa e dívida”.

Fundada em 1986 e sediada na Bretanha, a BCF produz ingredientes para a indústria de nutrição através de um processo de produção inovador apoiado nos princípios da economia circular. A empresa francesa transforma resíduos da produção alimentar em ingredientes com  valor acrescentado (aminoácidos), os quais são incorporados em produtos farmacêuticos, na alimentação humana e animal, assim como em soluções para a agricultura sustentável. Os processos de produção estão protegidos por patentes.

“Após a concretização da transação, a BCF continuará a ser gerida pela atual equipa de gestão, a qual também planeia reinvestir na Diorren e, em termos agregados, deterá uma participação minoritária de 11%”, lê-se no comunicado.

A transação, sujeita a aprovação do regulador, deverá estar concluída no primeiro semestre de 2024.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *