Programa de Incubação de Retalho da APCC dirigido às lojas históricas
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais, em parceria com a DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas e com a UACS – União das Associações do Comércio e Serviços da […]

Hipersuper
App da Ifthenpay integra faturação sem limites e capta 300 novos clientes em menos de um mês
Check Point Software vence prémio de Segurança na Cloud nos Globee Cybersecurity Awards 2025
Pepco abre nova loja no centro comercial Alegro Sintra
Loja Pingo Doce do Forum Madeira reabre totalmente renovada
Trabalho remoto impulsiona a produtividade conclui estudo da Michael Page
Manzwine abre a votação pública a escolha do rótulo do vinho Jagoz
8ª Avenida, LoureShopping e RioSul Shopping lançam nova app
Novo polo logístico vai permitir à WineStone acelerar a estratégia de expansão
Symington apresenta o seu primeiro vinho verde em parceria com Anselmo Mendes
Ana Ferreira é a nova head of brand da Miele na Península Ibérica
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais, em parceria com a DGAE – Direção Geral das Atividades Económicas e com a UACS – União das Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo, acabam de lançar a edição de 2024 do Programa de Incubação de Retalho que tem como objetivo apoiar as “lojas históricas” ou “lojas com história”. Estas unidades de retalho, associadas ao conceito de “comércio tradicional”, poderão, numa perspetiva de expansão do negócio retalhista, ter a oportunidade de testar o conceito num ambiente de Centro Comercial.
As candidaturas elegíveis, que podem ser realizadas de 5 de fevereiro a 5 de abril através do preenchimento do formulário on-line disponibilizado no site da APCC, são atividades de comércio a retalho de operadores de Lojas Históricas, distinguidas como tal pelo Município territorialmente competente, bem como todos os conceitos presentes no site “Comércio com História” da DGAE.
Para além de terem que estar classificadas como Lojas Históricas, os candidatos devem, como habitualmente neste Programa, cumprir parâmetros de sustentabilidade, inovação e originalidade. Deverão também ter aplicabilidade em operação de centros comerciais e potencial de complementaridade no mix dos Centros Comerciais, refere a APCC.
Um critério de valorização da candidatura na fase de avaliação será a existência prévia de experiências de digitalização do negócio e/ou a presença no digital, ou a vontade expressa em fazê-lo posteriormente.
As candidaturas irão ser analisadas por uma comissão composta por representantes da APCC e dos seus parceiros DGAE e UACS, que farão uma pré-seleção para uma entrevista por parte da referida comissão.
“Na APCC defendemos que os Centros Comerciais são as novas praças centrais das cidades e que há espaço para todos os conceitos que se complementem e ajudem a criar uma experiência positiva para os visitantes. Nessas praças centrais faz todo o sentido estarem presentes aquelas lojas que nos são familiares e que nos transmitem boas memórias. Por isso, este ano achámos que o Programa de incubação de Retalho deveria apoiar a testagem de lojas históricas no ambiente de Centros Comerciais”, sublinha Carla Pinto, Diretora Executiva da APCC.
O Programa contará com uma sessão de apresentação das candidaturas pré-selecionadas num Centro Comercial. Os cinco finalistas terão a oportunidade de apresentar os seus conceitos aos operadores de Centros Comerciais presentes. Depois desta apresentação poderão ser iniciados processos de negociação de incubação dos conceitos em ambiente de Centro Comercial com qualquer dos cinco finalistas.