Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona vai distribuir 600 milhões de euros pelos seus colaboradores

Por a 31 de Janeiro de 2024 as 21:09

O Comité de Direção da Mercadona decidiu distribuir mais meio prémio adicional pelas mais de 100.000 pessoas que compõem a empresa, além do prémio por objetivos que tradicionalmente reparte todos os anos. Desta forma, segundo a empresa, serão distribuídos 600 milhões de euros pelos seus colaboradores, mais 50% do que em 2023, ano em que o valor total distribuído foi de 405 milhões de euros.

Desde que os acionistas da Mercadona lançaram esta iniciativa, em 2001, a retalhista já distribuiu com os seus colaboradores mais de 5 580 milhões de euros. “Este número reflete o compromisso da empresa com o crescimento partilhado e com o lucro mútuo” sublinha.

Em março, os colaboradores, após o primeiro ano e caso atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.

“Esta medida evidencia que os colaboradores da Mercadona são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa, que uma vez mais confirmaram ser o maior ativo para os “Chefes” (como internamente a empresa designa os seus clientes). O compromisso com a melhoria constante da eficiência produtiva e da gestão têm como resultado um Carrinho de Compras com mais qualidade e económico no mercado, fazendo com que dia após dia cada vez mais pessoas optem por ele. Isto reflete-se num aumento significativo do número de clientes que efetuam as suas compras na Mercadona, consolidando o seu crescimento e o constante aumento da sua quota de mercado” enaltece em comunicado.

A Mercadona destaca ainda que esta decisão foi tomada tendo em consideração “O compromisso excecional das mais de 100 000 pessoas que formam a Mercadona de melhorar a experiência dos nossos “Chefes” todos os dias, a qualidade dos nossos produtos e a constante implementação de melhorias tecnológicas e inovadoras, que tornam os nossos processos mais eficientes, facilitando a nossa rotina de trabalho. É, por tudo isto, que todos merecemos ganhar, este ano, um extra de mais meio salário, ao qual temos de acrescentar o prémio por objetivos que nos corresponde – um ou dois salários, dependendo da nossa antiguidade na empresa”.

A retalhista espanhola sublinha ainda que a política de Recursos Humanos promove a conciliação entre a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Em Portugal, “entre outras medidas, a Mercadona oferece a possibilidade de descanso de 2 dias consecutivos para quem tem uma jornada de trabalho de segunda a domingo nas lojas e bloco logístico, o que faz com que cada colaborador possa usufruir de pelo menos 8 fins de semana (sábado + domingo) por ano de descanso”.

Em Portugal, a retalhista espanhola tem 49 lojas – nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria, Lisboa e Coimbra – e um Bloco Logístico operacional na Póvoa de Varzim.
Conta com mais de 5 000 colaboradores portugueses e pretende continuar a reforçar a sua equipa ao longo deste ano, com a abertura de novas lojas e do seu segundo bloco logístico no país em Almeirim.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *