Mercado global de bens desportivos deverá crescer 7% ao ano até 2027
O mercado global de artigos e equipamentos desportivos deverá crescer em média 7% ao ano nos próximos quatro, atingindo os 512 mil milhões de euros em 2027, segundo o relatório “Sporting Goods 2024: Time to Move”, feito em parceria pela McKinsey & Company e a World Federation of the Sporting Goods Industry

Hipersuper
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
O mercado global de artigos e equipamentos desportivos deverá crescer em média 7% ao ano nos próximos quatro, atingindo os 512 mil milhões de euros em 2027, segundo o relatório “Sporting Goods 2024: Time to Move“, feito em parceria pela McKinsey & Company e a World Federation of the Sporting Goods Industry (WFSGI).
O relatório aponta cinco tendências que marcarão a indústria este ano: impulso no crescimento digital, aceleração da sustentabilidade, evolução para o social commerce, reconfiguração dos canais de distribuição e criação de estratégias na cadeia de abastecimento.
De acordo com a análise, em 2023 a indústria global de bens desportivos seguiu em linha com a recuperação de vendas já registada em 2022, tendo gerado receitas de 396 mil milhões de euros, um crescimento de 6%, em comparação com os 2% verificados em 2022. As empresas de artigos desportivos continuam no entanto a enfrentar “desafios macroeconómicos, forte concorrência e aumento dos níveis de inatividade física em todo o mundo”, segundo a mesma fonte.
O estudo elenca cinco temas-chave que estarão em destaque nas agendas dos executivos do setor em 2024:
Mixed Markets – As empresas devem encontrar uma fórmula vencedora e uma estratégia de canal eficiente, no meio de um crescimento desigual nos maiores mercados mundiais e de um desempenho cada vez mais polarizado. Os líderes estão preocupação com a inflação e o excesso de inventário, assim como com a atração de talento e o imperativo urgente de se tornarem mais sustentáveis.
Mudança nas preferências dos consumidores e oportunidades geracionais – Os desportos sociais e a crescente participação das gerações mais velhas oferecem oportunidades. A confiança do consumidor permanece contida, no entanto, o setor de artigos desportivos mostrou que pode ser resiliente, com muitas empresas relativamente imunes à mudança para produtos mais baratos. A lealdade à marca está a diminuir e os comportamentos do consumidor também estão a mudar, preterindo os desportos organizados pelas opções mais acessíveis. Essa mudança apresenta novas oportunidades de crescimento, especialmente em segmentos como o padel o off-course golf.
Planeamento, planeamento, planeamento – A gestão de stocks continua a ser um desafio urgente, à medida que as empresas lidam com o seu excesso e volatilidade. O aumento do custo de vida complica ainda mais as perspetivas, obrigando as empresas a reavaliar os seus processos de planeamento. A chave para estarem preparadas reside no planeamento empresarial integrado, que pode melhorar significativamente a coordenação e reduzir o número de surpresas. No entanto, a implementação eficaz exige novas abordagens de liderança e alinhamentos interfuncionais, assim como inputs e outputs padronizados. As empresas podem combiná-los com análise avançada e Inteligência Artificial (IA) ou Machine Learning (ML) para garantir um planeamento e uma previsão de extremo a extremo mais precisos.
Dos objetivos de sustentabilidade às ações – Embora muitas empresas estejam a fazer progressos, outras ainda estão a dar os primeiros passos. Por exemplo, os consumidores valorizam cada vez mais os produtos que utilizam materiais orgânicos ou sustentáveis – e estão muitas vezes dispostos a pagar mais por eles.
Jogar o jogo do ecossistema desportivo – O futuro consiste em oferecer mais do que uma única ideia. Depois de algumas empresas terem adotado modelos de negócio diretos ao consumidor, no ano passado assistiu-se a uma renovada atenção às parcerias grossistas, que refletem a perceção de que os consumidores gostam de fazer compras num ambiente multimarca. Isto deve-se ao facto de os avanços tecnológicos e as tendências de saúde estarem a conduzir a uma mudança na procura dos consumidores de produtos individuais para soluções abrangentes centradas na saúde e na atividade.