Destaque Destaque Homepage Distribuição Economia ESG Exportação Hipersuper Homepage Newsletter Opinião Produção

Já pode ler a edição 419 do Hipersuper

Por a 24 de Janeiro de 2024 as 17:03

Já pode ler a edição de janeiro do Hipersuper

Hipersuper - Edição janeiro 2024

“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir as exigências vai estar fora”. Quem o diz é Deolinda Silva, diretora executiva do PortugalFoods, na entrevista  que está em destaque na edição 419 do Hipersuper.  Capacitar as empresas para a sustentabilidade e o cumprimento das regras ESG é um grande desafio mas também um caminho sem retorno para a indústria agroalimentar nacional, alerta Deolinda Silva, que explica nesta entrevista quais os principais desafios a ultrapassar, fala sobre exportação e revela o plano de atividades da PortugalFoods para 2024.

Em destaque
“A IA generativa já está (e vai continuar) a impulsionar o setor de retalho”. Nesta edição falamos muito de Inteligência Artificial. Mostramos como está a mudar a forma de pensar o mundo dos negócios e como é que as empresas esperam que os seus serviços se tornem mais eficientes e inovadores.

Emoção
A 15 de janeiro, a Lusiteca celebrou 56 anos de fundação. O rótulo ‘marca de emoção’ adequa-se perfeitamente a esta empresa 100% portuguesa e familiar, responsável por duas marcas icónicas que acompanham os consumidores há gerações: as pastilhas Gorila e os caramelos Penha. “É importante que as pessoas olhem para as marcas e sintam um carinho por elas, como se fossem suas”, sublinha Luís Filipe Brandão, CEO da Lusiteca, em entrevista ao Hipersuper. E, claro, não podíamos deixar de visitar a fábrica da Lusiteca. Vale a pena ler.

Produção
Conheça os vencedores da nona edição do Prémio Intermarché Produção Nacional. São produtos que comprovam a excelência, a inovação e a cada vez maior preocupação das empresas com a sustentabilidade na produção nacional.

Inovação
Inovar é, cada vez mais, um fator diferenciador. São incontáveis as áreas nas quais a inovação significa ganhos para as empresas. No caso da Yogoody, passou por desenvolver uma alternativa ao iogurte tradicional, sem necessidade de refrigeração e com um prazo de validade mais alargado, como revela Anabela Ferreira, fundadora da empresa.

Exportação
A Lisbon Food Affair regressa à FIL de 4 a 6 de fevereiro e até ao fecho desta edição já tinha confirmada a presença de importadores de mais de 30 países de quatro continentes. A nível nacional, 48% das empresas inscritas participam pela primeira vez e representam vários setores. O Hipersuper conversou com Marina Calheiros, Gestora Coordenadora da Lisbon Food Affair, que faz uma antevisão da segunda edição do marketplace que agrega a oferta alimentar e bebidas.
Também fomos conversar com Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação que representa cerca de 50% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores, que volta a marcar presença na Fruit Logistica 2024, em Berlim, que este ano acontece de 7 a 9 de fevereiro. “A Fruit Logistica continua a ser um dos eventos mais importantes para o setor”, afirma.

Panificação e padaria
A conveniência, a preocupação com a saúde, o preço e a sustentabilidade vão marcar o ano no setor da panificação e pastelaria, uma categoria onde a inovação marca a diferença. Fomos ouvir alguns dos principais players deste setor.

Sustentabilidade
A indústria transformadora é o alvo principal do roteiro para a descarbonização do setor agroalimentar que será apresentado em setembro de 2024 por um consórcio constituído pela PortugalFoods, a InovCluster e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada. Apresentamos nesta edição os nove objetivos deste plano.

Comércio
A produção artesanal, a oferta internacional e o atendimento personalizado, são os argumentos diferenciadores da Queijaria do Monte. Diana Mello, co-fundadora da loja especializada em queijo, está à procura de um espaço para abrir mais uma loja em Lisboa. Fomos conhecer melhor este projeto.

Recrutamento
Procuram-se perfis empáticos, analíticos e tecnológicos. Estas são as tendências de recrutamento no retalho, as competências exigidas e as funções com mais vagas em aberto. Com a ajuda das consultoras de recursos humanos, juntámos ainda os ingredientes de uma boa estratégia de atração e retenção de talento. Não deixe de ler este artigo.

Opinião e tendências
Nesta edição pode ainda ler a opinião de Diana Neves Carvalho, head of industry practice da NTT DATA Portugal, Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo, Sara Monte e Freitas partner da Monte e Freitas Expense Reduction Analysts, Ricardo Henriques, José Maria Alves Pereira, Leonor Sá e Frade, sócio, associado sénior e advogada estagiária da Abreu Advogados, Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, Maria Dias, expert manager – sales & marketing at Randstad Portugal, Ricardo Galante, principal analytics & artificial intelligence advisor do SAS Portugal, José Pedro Fernandes, vice-presidente da SiSQUAL WFM, David Lacasa, partner da Lantern e Anders Billesø Beck, vice-presidente de estratégia e inovação da Universal Robots.
Também a habitual análise da Kantar por Andreia Carvalho, advanced analytics director.

Obrigada
Ainda nesta edição um momento feliz: festejamos mais um aniversário com uma boa notícia ao ser novamente distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas, na categoria “Comunicação Social: Comércio e Indústria”.
São 34 anos que merecem ser festejados. E este prémio, que chega depois de um ano desafiante como foi 2023, ainda nos dá mais força para o futuro. Ter objetivos claros, trabalhar de forma eficiente e manter o rigor, mesmo diante dos desafios, faz a diferença. Estamos a celebrar não apenas o resultado final que chega aos nossos leitores, mas também a determinação, a seriedade e o respeito que nos permitiram superar todas as dificuldades que surgiram no caminho. É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido.

Quer ler esta edição?

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *