Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do concurso Vinhos de Portugal
A ViniPortugal já abriu as inscrições para a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa que tem como objetivo premiar os melhores vinhos nacionais, dando visibilidade à sua qualidade. […]

Hipersuper
Vinhos de Trás-os-Montes mostram-se no Algarve
AEP pede prioridade para “principais projetos que asseguram o crescimento do país”
Beatriz Andrade Ferreira: “Ser líder implica inovar não só em produtos mas também na forma como nos ligamos ao consumidor”
Tavira Plaza recebe nova loja da iServices
Loja Natura abre no Alma Shopping com último conceito da marca
Beira Douro Cafés renova imagem do pack de 100 cápsulas compatíveis com Nespresso
Vinho da Ervideira considerado ‘Best of Show’ no Mundus Vini 2025
Vinhos Messias chegam ao mercado pela José Maria da Fonseca Distribuição
Corrida Mimosa Dia do Pai convida famílias a celebrar data especial com desporto e diversão
Nestlé Professional transforma borras de café e cápsulas recicladas em mais de 17 000 cadeiras de esplanada
A ViniPortugal já abriu as inscrições para a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa que tem como objetivo premiar os melhores vinhos nacionais, dando visibilidade à sua qualidade. A nova edição do Concurso decorrerá de 29 de Abril a 3 de Maio em local a definir.
As inscrições estão abertas e terminam a 22 de Março de 2024 com um custo de 75€ + IVA por referência, contudo se a inscrição se realizar até 29 de Fevereiro os concorrentes irão usufruir de um desconto de 5€ por cada vinho a concurso, informa a ViniPortugal. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal: https://www.concursovinhosdeportugal.pt/.
O Concurso decorre em duas fases, a primeira, com a avaliação efetuada por um Júri Regular que reunirá nas manhãs dos dias 29, 30 Abril e 1 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. A segunda fase, em local a determinar, acontece com a avaliação final realizada por um Grande Júri que reunirá nas manhãs dos dias 2 e 3 de Maio, na Região de Lisboa para avaliar todos os vinhos que obtiveram classificação de Medalha de Ouro e atribuir as Grandes Medalhas de Ouro e selecionando os Melhores de cada categoria.
Os júris são constituídos por enólogos, escanções, jornalistas, membros das câmaras de provadores das EC ou OC, chefes de cozinha, profissionais da área da comercialização de vinhos ou enófilos, sendo um deles o Presidente de júri.
O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector que junta produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais durante estes dias para a troca de experiências e conhecimento. A iniciativa pretende projetar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos, além de distinguir e dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos com direito Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográficas (IG) e os vinhos de casta e/ou ano de colheita.
Esta iniciativa quer também ser um estímulo à produção de vinhos de qualidade, valorizando o nível técnico e comercial dos vinhos portugueses e contribuir para a expansão da cultura do vinho em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo e gastronomia.
Na edição de 2023 do Concurso Vinhos de Portugal estiveram a concurso 1.385 referências de vinho, sendo que o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.