Distribuição Homepage Newsletter

Iniciativa da Comissão Europeia para promover requalificação dos trabalhadores é liderada por empresa portuguesa

Por a 11 de Janeiro de 2024 as 11:03

A Sonae conquistou a liderança do pacto europeu “Pact for Skills”. A iniciativa da Comissão Europeia tem como objetivo promover a aprendizagem ao longo da vida, dotando os europeus das competências necessárias para vingar no futuro mercado de trabalho.

“A educação ao longo da vida é fundamental para a valorização das pessoas e para a competitividade dos países. Estamos empenhados em contribuir para a qualificação e requalificação dos profissionais, ajudando ao desenvolvimento de competências e promovendo a igualdade de oportunidades”, afirma Leonor Sottomayor, diretora de relações públicas, para justificar a adesão ao pacto que reconhece “o nosso compromisso com a agenda europeia”.

O “Pacto para as Competências” insere-se no conjunto de ações dedicadas ao “European Year of Skills” e pretende “fomentar fortes parcerias de capacitação dos profissionais, antecipando as necessidades do mercado de trabalho, atuando contra a discriminação e em prol da igualdade de oportunidades e da equidade de género”, explica a empresa portuguesa, em comunicado.

A Sonae é uma das cinco entidades que integram o grupo de parceiros dedicados ao setor do retalho, cujo trabalho é coliderado pela associação do setor, EuroCommerce, e pelo sindicato UniEuropa. Este ecossistema, como é denominado, é responsável por definir o papel e os objetivos do setor quanto a iniciativas de reskilling e upskilling.

A Sonae é atualmente um dos promotores do PRO_MOV, o programa nacional que se insere na iniciativa europeia “Reskilling 4 Employment” e que pretende ajudar a requalificar um milhão de europeus para os empregos do futuro até 2025.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *