Agroalimentar concentra 15 das 22 marcas com reputação de Excelência em 2023
É o que revela o estudo de ‘Reputação de Marca em Portugal’, referente a 2023, da consultora OnStrategy, realizado “em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia […]

Hipersuper
Lisbon Bar Show apresentou novidades
Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro
Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025
Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira
Bacalhôa conquista distinções no Mundus Vini Spring Tasting 2025
Leroy Merlin lança boxers de cintura subida pensados para evitar “revelações inesperadas”
Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal
AEP promove missão empresarial ao Canadá
CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária
“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”
É o que revela o estudo de ‘Reputação de Marca em Portugal’, referente a 2023, da consultora OnStrategy, realizado “em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira)”.
Segundo a OnStrategy, foram auditadas, em longo de 2023, mais de duas mil marcas, associadas a mais de 70 setores de atividade. O estudo foi elaborado com base um trabalho de campo contínuo durante as 52 semanas do ano “junto de mais de 50 mil cidadãos online, presencialmente e por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação”.
O estudo, que consolidou a informação referente à dimensão emocional de reputação – relevância, consideração, confiança, admiração, intenção de compra, preferência, recomendação e defesa – destaca as marcas avaliadas com o indicador de ‘Excelência Reputacional’, atribuído às que receberam mais de 80 pontos, numa escala de 100 pontos.
Das 22 marcas, 15 integram o universo do agroalimentar, em diversos setores, com a Delta (83.2 pontos), a Nestlé (82.6), a Luso (82.4), a Nestum (82.4) e a Olá (82.1) a liderarem a lista.
A Compal (81.8 pontos, 6ª posição no ranking), a Água das Pedras (81.6, 7ª posição), a Terra Nostra (80.7, 11ª posição),a Vitalis (80.5, 13º posição), a Oliveira da Serra (80.4, 16ª posição), Delta Q (80.3, 17ª posição), Gallo (80.2,18ª posição), Sumol Compal (80.2, 19ªposição), Cerelac (80.1, 20ª posição) e Danone(80.1, 21ª posição), são as restantes marcas do agroalimentar a serem avaliadas com o indicador ‘Excelência Reputacional’.
As restantes marcas a integrar o ranking são a Nivea (81.2 pontos), a Gillette (80.8), o Multibanco (80.8), a Google (80.6), a Colgate (80.5), a Microsoft (80.5) e a Farmácias Portuguesas (80.0).
“Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao posicionamento da marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a reputação de marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional, a reputação racional e os comportamentos consequentes à perceção reputacional”, informa a Onstrategy, consultora certificada a nível mundial e que desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira.