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O novo ano está a arrancar e começam as expectativas sobre as tendências e inovações que vamos ver nas prateleiras. É um clássico nesta altura do ano. Não é que nós, consultores, tenhamos a bola mágica da adivinhação, mas somos observadores e, analisando os factos, podemos tirar conclusões. E uma das fontes de informação mais interessantes são as feiras.
Estivemos recentemente na Anuga, a maior feira alimentar da Europa, que se realiza de dois em dois anos, e aí pudemos ver algumas tendências que nos dão uma ideia dos novos produtos que vamos ver nos supermercados.
Uma das coisas que observamos na Anuga é a necessidade de pensar fora da caixa e de nos concentrarmos no consumidor que, mais do que nunca, procura acrescentar diversão extra às suas vidas, criar encontros memoráveis em casa e experimentar produtos hedónicos sem remorsos. Veremos queijos mais coloridos e aromatizados, muito mais ofertas de snacks e petiscos para partilhar com amigos e família em formatos mais divertidos e práticos.
Possivelmente, a maior tendência alimentar dos últimos anos, associada a outros movimentos, é a alimentação consciente da saúde. Sem querer seguir uma dieta específica e rigorosa, muitas pessoas não só querem nutrir o seu corpo com o que comem, mas também matar dois coelhos com uma cajadada: quer se trate de alimentos ricos em proteínas, probióticos ou vitaminas, queremos ser (e mantermo-nos) o mais saudáveis possível. Muitas marcas juntaram-se a moda com uma variedade de produtos, da cerveja proteica às bebidas que estimulam o cérebro, a Anuga tem oferecido muito neste domínio.
Durante muito tempo, as refeições prontas foram automaticamente, e até inconscientemente, associadas a vários aspetos negativos: baratas, de má qualidade, sem sabor e, acima de tudo, pouco saudáveis. Com a dinâmica mundial a mudar para um comportamento sensível ao tempo, os consumidores estão cada vez mais atentos a opções que poupem tempo, mas não a qualquer preço.
As refeições prontas devem cumprir o objetivo de serem rápidas de preparar, mas ao mesmo tempo nutritivas. O que retirámos da Anuga foi a tendência para atualizar a categoria: mais qualidade, mais sofisticação, mais sabor e mais. Assim, vimos mais refeições prontas de qualidade superior, máquinas de venda automática de sumos e sopas e snacks mais atraentes e saborosos.
Num mundo assolado por uma sede de exploração global, onde passamos cada vez mais tempo confortavelmente em casa, queremos experimentar novos pratos, trazer para a mesa lugares longínquos e descobrir sabores de que nunca ouvimos falar. À medida que as nossas casas se tornam o epicentro da exploração e da experimentação, participamos numa odisseia gastronómica que não conhece fronteiras geográficas.
Este ano, em Anuga, vimos várias novas combinações que gostaríamos de experimentar e revigorar as nossas experiências culinárias. Vemos uma tendência para a inovação e sofisticação de molhos, especiarias e caldos que permitem ao consumidor viajar pela cozinha com sabores mais intensos e exóticos.
Assistimos também ao aumento dos molhos e dos dips: cada vez mais pessoas substituem as refeições completas por refeições rápidas entre as refeições e, para lhes dar o sabor certo, existe uma variedade de molhos e dips, quer sejam doces ou salgados, saborosos ou leves, baseados em receitas tradicionais ou inovadoras.
A tendência predominante para os molhos e pastas para barrar representa um regresso às experiências gastronómicas comunitárias e aos momentos de partilha, mas também a necessidade de comer qualquer coisa em qualquer lugar. Além disso, os molhos e pastas para barrar são muito populares porque estão prontos a comer, muitos deles permitem aumentar o consumo de vegetais sem cozinhar e são frequentemente apreciados como petiscos.
Muitos destes produtos serão cada vez mais vistos nos supermercados nos próximos meses. É um ano complicado, mas excitante no setor alimentar, com novas tendências e produtos à procura do seu sucesso. O seu produto estará lá?