Três áreas em que a inteligência artificial pode potenciar poupanças no negócio
Os algoritmos de Inteligência Artificial trazem vantagens e poupanças para a gestão logística, o serviço ao cliente e a previsão de tendências para impulsionar o crescimento dos negócios, segundo a consultora Expense Reduction Analysts
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Os algoritmos de Inteligência Artificial (IA) trazem vantagens e poupanças para a gestão logística, o serviço ao cliente e a previsão de tendências para impulsionar o crescimento dos negócios, segundo a consultora Expense Reduction Analysts.
O ano de 2023, à boleia da disseminação de ferramentas como o Chat GPT, foi dominado pela difusão e democratização do uso da Inteligência Artificial (IA) nas mais diversas funções, trabalhos e áreas de negócio. E, se os algoritmos são especialmente úteis quando é necessário trabalhar grandes volumes de dados, trazem vantagens em três áreas em particular, destaca a consultora.
1. Logística
A IA contribui para a área da logística através por exemplo da otimização de rotas de entrega, considerando variáveis como o tráfego, condições climáticas e histórico de entregas, reduzindo os custos operacionais, economizando tempo e melhorando a eficiência.
Em segundo lugar, os algoritmos têm a capacidade analisar padrões de procura e prever as necessidades de stock, contribuindo para uma gestão de inventário mais eficiente, evitando excessos ou escassez de produtos, otimizando custos e melhorando o serviço ao cliente.
A IA também facilita o rastreamento em tempo real de mercadorias ao longo da cadeia de abastecimento, devolvendo informações precisas aos clientes, mas também permitindo ajustes dinâmicos nas operações, para lidar com atrasos ou alterações inesperadas.
Por último, sensores em veículos e equipamentos podem recolher dados em tempo real, permitindo que a tecnologia os analise e use para prever falhas potenciais, permitindo a manutenção preventiva e minimizando o tempo de inatividade.
2. Serviço ao cliente
Sistemas de IA, como chatbots, fornecem apoio instantâneo e personalizado aos clientes, respondendo a perguntas comuns e auxiliando na navegação do site.
No que à personalização diz respeito, os algoritmos de IA analisam dados de clientes para customizar ofertas, recomendações e comunicações, proporcionando uma experiência mais individualizada e o aumento da satisfação.
Ao mesmo tempo, ferramentas de análise de sentimentos baseadas nesta tecnologia monitorizam interações nas redes sociais, avaliações online e feedbacks do cliente, permitindo uma resposta proativa a preocupações e aprimorando a compreensão das necessidades e expectativas dos clientes.
Internamente, a IA permite automatizar fluxos de trabalho, para acelerar processos de atendimento ao cliente, como pedidos, devoluções e reembolsos.
3. Previsão de tendências
Os algoritmos de IA conseguem analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e tendências emergentes, ajudando as empresas a antecipar a procura do mercado e a adaptarem-se rapidamente às mudanças, nomeadamente através da gestão adequada de stocks.
A IA analisa o comportamento online dos consumidores para identificar mudanças nas preferências e antecipar as próximas tendências de consumo. Além disso, as empresas podem usar esta tecnologia para analisar pesquisas de mercado, revisões de produtos e feedbacks dos consumidores, orientando estratégias para o desenvolvimento de novos produtos que atendam às expectativas do mercado.
Por último, a IA possibilita a análise instantânea ao desempenho de campanhas de marketing, bem como o ajuste de estratégias com base nas tendências emergentes, garantindo que as empresas estão alinhadas com as preferências atuais dos consumidores.
“A IA deve ser encarada como uma oportunidade que agrega valor às empresas e cuja utilização tardia se traduz em perdas de competitividade, uma vez que todas as suas aplicações permitem a diminuição de encargos, o aumento das vendas, ou ambos”, afirma João Costa, country manager da Expense Reduction Analysts em Portugal.