Homepage Logística Newsletter

Let’s Go Circular: Guimarães inicia projeto de economia sustentável

Por a 18 de Dezembro de 2023 as 17:29

A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com outras nove cidades europeias, participa no “Let’s Go Circular”, um projeto URBACT que tem como objetivo principal promover a circularidade como um contributo fundamental para alcançar a neutralidade climática.

A sessão de apresentação aos parceiros vimaranenses decorreu no passado dia 6 de dezembro, no Laboratório da Paisagem. Durante a sessão, foram apresentados os objetivos e as linhas de atuação do projeto, que contempla um plano de ação local para a economia circular nas áreas urbanas. O evento contou com a participação de empresas e jovens empresários do ramo têxtil, de entidades ligadas à gestão de resíduos e centros de inovação e valorização, incluindo a Win-Win Textiles, a BYMS, a Väggan, a Retry, The Panama Republic e a To-Be-Green, e entidades como a Vitrus Ambiente, a Resinorte, o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030.

Este grupo diversificado irá, agora, desenvolver o plano de ação local para a circularidade dos têxteis. “O ‘Let’s Go Circular’ reflete o nosso compromisso em caraterizar e criar sinergias para a elaboração de um plano de ação local para os resíduos têxteis, através do envolvimento de cidadãos e de outros parceiros”, referiu Dalila Sepúlveda, diretora do departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Guimarães. E acrescentou: “Esta oportunidade permitirá a Guimarães também partilhar as melhores práticas com outras cidades europeias, num processo de aprendizagem para todos”.

O projeto “Let’s Go Circular” integra o programa URBACT, tendo Guimarães como uma das cidades parceiras. Além de Guimarães, outras cidades como Munique (Alemanha), Lisboa (Portugal), Malmö (Suécia), Cluj (Roménia), Corfu (Grécia), Granada (Espanha), Riga (Letónia), Oulu (Finlândia) e Tirana (Albânia) compõem o consórcio europeu. Com um orçamento total de 849.730 euros, o consórcio irá trabalhar em conjunto para desenvolver planos de ação integrados para a economia circular nas áreas urbanas das suas respetivas cidades, partilhando conhecimentos e experiências para criar soluções inovadoras.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *