Homepage Newsletter Produção

Sovena avança com produção industrial em Angola e está a estudar investimento agrícola

Por a 4 de Dezembro de 2023 as 12:52

O grupo Sovena investiu 18 milhões de euros numa unidade industrial em Angola. O investimento na fábrica de produção e embalamento do óleo Fula em Luanda, a capital do país,  permite ganhar eficiência na cadeia de abastecimento no mercado angolano.

“A abertura da fábrica de embalamento em Luanda marca o início da integração da Sovena na cadeia de produção alimentar angolana, um setor onde queremos criar um sistema de alto valor acrescentado e gerador de empregos” , afirma Jorge de Melo, CEO da Sovena, acrescentando que a unidade industrial traduz um “marco importante na visão do grupo de criar localmente uma cadeia de produção eficiente e integral que inclui a produção, transformação, embalamento e abastecimento dos produtos da empresa ao mercado nacional”.

O investimento inclui equipamento e stocks. A fábrica integra linhas de embalamento com capacidade para 45 milhões de litros por ano com possibilidade de expansão.  “Atualmente, emprega 18 quadros locais, número que aumentará para 50 colaboradores até ao final de 2023, contribuindo ainda com 100 empregos indiretos”, avança a empresa.

Depois da aposta na área industrial, a empresa está a “estudar a possibilidade de apostar na área agrícola” em Angola. “É um setor que requer muito investimento, know-how e um longo caminho a percorrer para criar as infraestruturas de suporte (comercialização de equipamentos e insumos: sementes, adubos, armazenagem, transporte) e para adaptar as práticas agrícolas às condições específicas de cada zona de Angola”, adianta Jorge de Melo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *