FMCG Homepage Newsletter

Exportações de frutas, legumes e flores deverão alcançar 2200 milhões de euros em 2023

Por a 30 de Novembro de 2023 as 10:21

As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 10% nos primeiros nove meses deste ano, em relação a igual período de 2022, para 1653 milhões de euros, segundo dados da Associação para a promoção das frutas, legumes e flores de Portugal), com base em estatísticas do INE (Instituto Nacional de Estatística). A Portugal Fresh estima que a fileira dos produtos hortofrutícolas e flores feche este ano com exportações de 2200 milhões de euros.

Gonçalo Santos Andrade atribui este resultado a “uma década de investimento em promoção internacional, em inovação, tecnologia e sustentabilidade”. O presidente da associação considera que, para manter o bom ritmo das exportações, é preciso “estratégia política de investimento em reformas estruturais”, chamando a atenção para a urgência de “apostar nos recursos hídricos, promovendo uma gestão adequada da água”. Sem esta prioridade, “dificilmente conseguimos superar metas e ganhar maior competitividade”, alerta.

As vendas de produtos hortícolas, o produto estrela da fileira no exterior, aumentaram 32% para 372 milhões de euros. As exportações de fruta, por sua vez, somaram 695 milhões de euros, o que representa um crescimento modesto de 1%.

Já em volume, as exportações de frutas, legumes e flores diminuíram 8,9% para 1269 milhões de quilos. Exceção feita para os hortícolas, que aumentaram as quantidades comercializadas para o estrangeiro em 15,6%, em termos homólogos.

A associação tem em curso o projeto de internacionalização com o horizonte 2023-2025 que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados: Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia), assim como participação em seis feiras internacionais, entre as quais a Fruit Logistica (2024 e 2025) e a IPM Essen (2024 e 2025), ambas na Alemanha.

Apoiado pelo Portugal 2030, o plano de internacionalização tem uma dotação de 1,5 milhões de euros e é financiado em 48,8% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). A Portugal Fresh traçou como meta atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *