EuroCommerce distingue Programa Incluir do Grupo Jerónimo Martins
O Programa Incluir, do Grupo Jerónimo Martins, foi distinguido pelo EuroCommerce como o melhor projeto da categoria “competências, na primeira edição dos “Future of European Commerce Awards”. O Grupo teve ainda projetos finalistas nas restantes três categorias dos prémios .

Ana Rita Almeida
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
O Programa Incluir, do Grupo Jerónimo Martins, foi distinguido pelo EuroCommerce como o melhor projeto da categoria “competências, na primeira edição dos “Future of European Commerce Awards”. O Grupo teve ainda projetos finalistas nas restantes três categorias dos prémios .
Lançado em 2015, o Programa Incluir promove a empregabilidade de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho, com destaque para pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, e pessoas em situação social de risco, baseando-se numa metodologia inovadora de formação e desenvolvimento, personalizada para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios e áreas do Grupo Jerónimo Martins.
“Este é um importante reconhecimento que demonstra que o Grupo Jerónimo Martins está na dianteira do seu sector a nível europeu enquanto empregador de referência focado na inclusão social através da empregabilidade, o que muito nos orgulha” sublinha Susana Correia de Campos, diretora de relações laborais do Grupo Jerónimo Martins e responsável pela área de Inclusão Social.
Desde o seu lançamento, o Programa Incluir já proporcionou mais de 1.200 oportunidades de trabalho e levou diretamente à contratação – pelo Grupo e suas Companhias em Portugal – de mais de 600 pessoas. Com 700 tutores internos, entre os quais líderes de equipa, conta também com a participação de mais de 80 parceiros especializados em diferentes áreas da inclusão social, somando mais de 500 locais de trabalho já impactados.
Segundo o Grupo Jerónimo Martins, o sucesso deste programa resulta de um conjunto de boas práticas, como a metodologia inovadora de formação e desenvolvimento, a existência de uma equipa técnica interna especializada em reabilitação e inserção socioprofissional, que é responsável por todo o processo de recrutamento, formação, desenvolvimento e acompanhamento durante todo o período de permanência do formando/colaborador ou a implementação da formação “liderança para a diferença”, criada especificamente para capacitar os líderes da organização para o tema da Inclusão.
O lado mais visível deste programa agora distinguido pelo EuroCommerce, organização europeia que representa os sectores retalhista e grossista, são os dois Centros Incluir ao serviço da comunidade, em Lisboa e no Porto. Nestes espaços dedicados ao acolhimento, recrutamento e formação adaptados, os formandos passam por duas fases: uma primeira fase, em sala, com treino de competências comportamentais e relacionais e simulação prática de tarefas numa área do Centro onde foi construída uma loja-escola e uma segunda fase para formação prática em contexto de trabalho, com o suporte de tutores – colaboradores responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento de cada formando no local de trabalho – e da equipa de Inclusão. Concluídas estas duas fases com bom aproveitamento, os formandos estão preparados para serem contratados pelas Companhias do Grupo, avança a Jerónimo Martins.
Recorde-se que em julho de 2023, as políticas de inclusão do Grupo Jerónimo Martins já tinham merecido distinção pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que atribuiu pela segunda vez à Holding do Grupo e ao Recheio Cash & Carry, e pela primeira vez ao Pingo Doce a Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023.
A primeira edição dos “Future of European Commerce Awards” reconheceu o mérito de uma câmara de comércio e três grupos retalhistas e grossistas nas categorias de “digitalização”, “competências”, “relação com a comunidade” e “sustentabilidade”. A categoria “competências” é destinada a iniciativas que promovem o desenvolvimento dos colaboradores, projetos de diversidade e inclusão, e o empreendedorismo. O Grupo Jerónimo Martins concorreu com quatro projetos e todos chegaram a finalistas nas respetivas categorias e o Programa Incluir conquistou o prémio.
O júri era composto por sete membros, incluindo o Presidente do EuroCommerce, a Vice-Presidente do Parlamento Europeu, a Diretora do DG Grow da Comissão Europeia, a Directora Geral do European Consumer Organization e uma diretora da WWF.