Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Multinacional Enartis adquire empresa portuguesa que detém tecnologia inovadora Winegrid

Por a 24 de Novembro de 2023 as 13:19

A Enartis, multinacional italiana do Grupo Esseco, que opera no setor das bebidas alcoólicas e no mercado dos produtos e serviços vitivinícolas, finalizou a aquisição da maioria do capital da Watgrid (marca no mercado: Winegrid), empresa portuguesa que desenvolveu e patenteou uma tecnologia de ponta para monitorizar a produção de vinho através de sensores.

Com esta aquisição, a Enartis projeta-se como líder na digitalização e automatização das adegas modernas, em total sinergia com a oferta de produtos enológicos da empresa.  “Este é um marco na evolução da Enartis, permitindo à empresa consolidar a sua posição global na indústria do vinho, oferecendo aos seus clientes uma gama integrada de produtos e serviços ainda mais abrangente e inovadora.” sublinha Samuele Benelli, diretor geral da Enartis, em comunicado.

A tecnologia da Winegrid baseia-se na utilização de sensores inteligentes que são aplicados em diferentes fases da produção de vinho, particularmente durante a fermentação. Estes sensores recolhem dados em tempo real sobre o progresso da fermentação e outros parâmetros importantes. Os dados recolhidos são processados por software de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos avançados num sistema de informação proprietário numa plataforma SaaS (Software as a Service), a qual fornece informações valiosas aos produtores de vinho sobre a fermentação e o afinamento do vinho, ajudando-os a tomar decisões de forma rápida e preditiva e a reduzir os custos de produção.

“Em linha com o objetivo da Enartis de trazer a ‘vinificação inteligente’ para apoiar as adegas em todo o mundo, a tecnologia Winegrid permitirá aos produtores aumentar a eficiência das suas adegas. Além disso, o software de IA permitir-lhes-á realizar análises preditivas da sua produção, minimizando a necessidade de amostragem e análise do produto durante o processo de vinificação”, refere Piermario Ticozzelli, diretor de negócios estratégicos da Enartis.

“A Enartis representa uma oportunidade para a Winegrid ganhar acesso direto ao setor da produção de vinho a nível global, devido à integração perfeita de competências entre os dois mundos, que são naturalmente complementares: juntos ouvimos a voz dos enólogos e damos resposta às suas necessidades”, disse Rogério Nogueira, cofundador e CEO da Winegrid. “Este é um marco importante para acelerar a adoção da nossa tecnologia para extrair todo o potencial da colheita para mais produtores de vinho”, confirmou Lúcia Bilro, co-fundadora e CTO da Winegrid.

Empenhada, através da I&D, em combinar inovação e qualidade nos produtos e serviços enológicos, a Enartis projeta agora a indústria para o futuro, tornando o conceito de “Smart Enology” uma realidade para aumentar a competitividade e a eficiência na adega, devido a uma abordagem proactiva e preditiva do processo de vinificação que respeita e valoriza constantemente a identidade do vinho.

A Enartis é uma empresa multinacional do setor das bebidas alcoólicas que oferece produtos inovadores, tecnologia de ponta, apoio técnico e um serviço ao cliente atento e consistente.  Após um primeiro acordo de colaboração e de distribuição em fevereiro de 2023, detém agora uma participação maioritária na empresa portuguesa Winegrid, fornecedor de soluções inovadoras para digitalizar a produção de vinho desde a uva até à garrafa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *