FMCG Homepage Newsletter Produção

Teixuga branco e tinto expressam o melhor do Dão

Por a 23 de Novembro de 2023 as 10:07

As castas encruzado e touriga nacional, típicas da região vinícola do Dão deram origem aos novos Teixuga branco e tinto, do produtor Caminhos Cruzados.

Nas versões branco e tinto e com origem em vinhas velhas da Quinta da Teixuga, são “vinhos que carregam a identidade do Dão, feitos a partir das castas emblemáticas da região e contando a história singular de um território com um potencial imenso para fazer vinhos de excelente qualidade”, apresenta a Caminhos Cruzados.

Segundo o produtor, o Teixuga Tinto 2018, elaborado a partir de touriga nacional salpicada por outras castas das vinhas velhas, apresenta cor vermelha retinta, sendo um vinho “aromático e com um ataque vivo na boca”, indicado para cabrito assado, mas também para outros pratos de carne, como iguarias com borrego.

Já o Teixuga Branco 2019 apresenta uma cor amarela palha conferida pela casta encruzado e é de grande complexidade aromática. “Com a madeira bem integrada, tem acidez viva e um final de boca memorável e persistente”. Foram produzidas apenas 1400 garrafas deste Dão, que acompanha na perfeição cabrito assado, bacalhau no forno ou queijos de pasta mole.

A chancela de enologia é do trio Carla Rodrigues, Manuel Vieira e Carloto Magalhães, “que tem empreendido na Caminhos Cruzados um projeto vinícola marcado pela originalidade e inovação”, refere a empresa vitivinícola.

Criada em 2012, a A Caminhos Cruzados passou a integrar em 2020 o Grupo Terras & Terroir, detido pelos empresários Paulo Pereira, Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes. Recentemente acrescentou à sua oferta, o serviço de restauração, comandado pelo chef Miguel Vidal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *