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Enrique Zuleta, Diretor Geral da Nextbitt em Espanha

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Ponto de Venda

Nextbitt entra em Espanha e pretende ter 100 clientes até ao final de 2025

A Nextbitt inicia a sua internacionalização com a sua entrada no mercado espanhol que  reforça a posição da empresa na Península Ibérica e ainda a sua aposta e compromisso no […]

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Enrique Zuleta, Diretor Geral da Nextbitt em Espanha

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Ponto de Venda

Nextbitt entra em Espanha e pretende ter 100 clientes até ao final de 2025

A Nextbitt inicia a sua internacionalização com a sua entrada no mercado espanhol que  reforça a posição da empresa na Península Ibérica e ainda a sua aposta e compromisso no […]

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A Nextbitt inicia a sua internacionalização com a sua entrada no mercado espanhol que  reforça a posição da empresa na Península Ibérica e ainda a sua aposta e compromisso no setor da sustentabilidade (com evidências da pegada carbónica em tempo real). A ambição passa por novas geografias com primeiro enfoque na Europa.

Depois da recente entrada da Nextbitt na DIRSE, Asociación Española de Directivos de Sostenibilidad, com a chegada a Espanha, a Nextbitt pretende alcançar, pelo menos, 100 clientes no mercado espanhol até ao final de 2025. Este marco representa uma oportunidade significativa para a empresa crescer e expandir a sua presença na Europa, sublinha a empresa portuguesa de software que avança que as indústrias-alvo para esta expansão incluem Saúde, Telco, Banca, Retalho, Indústria e Ferrovia.
Em Portugal, a Nextbitt conta com uma carteira de clientes composta por empresas de referência como a EDP, Galp, SONAE, Vodafone, BPI, CUF, Cofidis, entre outros.

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Para liderar esta expansão estratégica, a Nextbitt contratou Enrique Zuleta para o cargo de diretor geral em Espanha.

“Acreditamos que o mercado espanhol tem um enorme potencial para o crescimento da Nextbitt”, salienta Enrique Zuleta, diretor geral da Nextbitt em Espanha. “A nossa convicção é de que a nossa solução inovadora se alinha organicamente com as exigências complexas deste mercado na área da sustentabilidade. Estamos confiantes de que as organizações espanholas vão reconhecer o valor que aportamos e esperamos contribuir para a evolução do setor empresarial local” acrescenta em comunicado.

Além da contratação do novo responsável, a Nextbitt pretende contratar nesta primeira fase cerca de 10 colaboradores para as áreas centrais da empresa, nomeadamente comercial, gestão de ativos físicos, sustentabilidade e consultoria.

 

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Super Bock e designer Madalena Martins criaram o Design Collab

O projeto está a dar nova vida a lonas publicitárias da Super Bock, através do trabalho e arte de reclusos.

Este projeto de design ecológico e social surge de uma parceria entre a loja online da Super Bock e a designer Madalena Martins. Até ao momento já foram produzidas 140 peças, que estão disponíveis na Super Bock Store.

Os produtos do Design Collab são criados numa oficina anexa ao Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa, em Paços de Ferreira, a partir de lonas e telas publicitárias antigas da Super Bock.

“Nascem pelas mãos, pela arte e pela mestria de alguns reclusos deste estabelecimento prisional”, destaca a empresa num comunicado.

A parceria com Madalena Martins começou em 2011 e gerou vários projetos ao longo do tempo. O Design Collab começou a ser idealizado e estruturado no final de 2023 e, a par de outros projetos feitos em parceria com a artista, tem origem no re-exist, “um projeto de design ecológico e social que dá uma nova vida a materiais usados através da arte de alguns reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Vale do Sousa e de Paços de Ferreira”, revela a Super Bock.

O objetivo é transformar materiais usados em peças de design originais e exclusivas, dando-lhes uma nova vida através da arte, “ao mesmo tempo que desempenha um papel importante na reinserção social de reclusos”, acrescenta a empresa no comunicado.

“Depois de cumprir o seu propósito, estas peças tornam-se num desafio muito gratificante quando chegam às minhas mãos: dar uma nova vida a estes materiais, criando uma linha de produtos sustentáveis, com um design cuidado e funcional, traduzindo nela a identidade visual da marca”, apresenta Madalena Martins.

Desde abril deste ano, quando se iniciou a produção, foram criados cerca de 100 tote bags, 15 puffs grandes e 25 puffs pequenos, perfazendo um total de 140 peças. O facto de serem reutilizadas lonas e telas antigas da marca, fazem delas peças exclusivas.

Bruno Albuquerque, diretor de Marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group sublinha que a parceria de longa data Madalena Martins “é um exemplo claro de como a co-criação pode gerar impacto real, unindo marcas e arte para transformar ideias em projetos concretos”.

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Retalho

Flying Tiger chega ao Nova Arcada em Braga

Com uma área de 197 metros quadrados, a loja localiza-se no piso 0 do centro comercial com “produtos originais e divertidos”.

A Flying Tiger Copenhagen inaugurou esta sexta-feira, 11 de outubro, um loja no centro comercial Nova Arcádia, em Braga.

O espaço comercializa um portfólio de produtos “que combinam funcionalidade, cor e diversão, desde decoração e artigos de papelaria, a produtos para festas, cozinha e lifestyle” e ainda jogos, brinquedos e artigos de desporto, apresenta a marca.

Há também uma secção com alimentos e bebidas, que variam de acordo com as épocas festivas, como o Halloween e o Natal, que se estão a aproximar. Para celebrar a abertura no Nova Arcada, a Flying Tiger Copenhagen preparou surpresas e promoções para os primeiros dias.

Nascida em Copenhaga, em 1995, a marca inaugurou a sua primeira loja em Portugal, em 2012. Este o 43º quarto espaço no país.

Além da Flying Tiger Copenhagen, a semana foi ainda marcada pela reabertura da Opticália. no piso 0, resultado da expansão do espaço ocupado e de uma remodelação total, com grande foco na vertente pediátrica, nomeadamente, na especialidade de miopia.

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Bebidas

Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés do sistema Neo

“Apesar da forte e diferenciada gama de lançamento, era necessário ouvir as necessidades dos consumidores. O descafeinado foi muito pedido pelos portugueses e a introdução de Buondi e Sical, marcas fortes e nacionais, fazia todo o sentido num sistema como NEO”, sublinha Miguel Abreu, marketing manager de Nescafé Dolce Gusto.

Nescafé Dolce Gusto reforça a sua oferta de cafés para o sistema Nescafé Dolce Gusto Neo com o lançamento de Neo Espresso Buondi Original, Neo Espresso Sical e Neo Espresso Decaffeinated.

A Nescafé refere em comunicado que o Espresso Decaffeinated, com o seu aroma aveludado e frutado, naturalmente descafeinado com água, permite aos consumidores desfrutar do autêntico sabor do café NescaféDolce Gusto Neo, sem cafeína.  Por outro lado, o Buondi Original, de intensidade 9, apresenta-se como uma combinação única de aromas e sabores intensos. Inspirado no café português, é um expresso com carácter, selecionado a partir de uma seleção de grãos de café Arábica e Robusta. Destaca-se pelo seu creme dourado envolto num corpo aveludado, com aromas frutados e notas de cacau.  Já o Sical Espresso, inspirado na tradição portuguesa, é um blend cuidadosamente selecionado com grãos de café Arábica e Robusta, que equilibra os aromas frutados com notas subtis apimentadas. De intensidade 8, é uma bebida curta e encorpada, finalizada com um creme denso e dourado, acrescenta.

“Em Nescafé Dolce Gusto, estamos continuamente atentos às necessidades dos consumidores e procuramos proporcionar novas experiências, mais variedade e qualidade no café. Foi nesse sentido que decidimos alargar a gama de cafés do sistema NEO. Apesar da forte e diferenciada gama de lançamento, era necessário ouvir as necessidades dos consumidores. O descafeinado foi muito pedido pelos portugueses e a introdução de Buondi e Sical, marcas fortes e nacionais, fazia todo o sentido num sistema como NEO. Acreditamos que estas novidades irão contribuir para o sucesso deste sistema em Portugal”, sublinha Miguel Abreu, marketing manager de Nescafé Dolce Gusto.

Estas novidades estão disponíveis na loja online da marca e nos supermercados e hipermercados.

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ESG

Grupo os Mosqueteiros integra movimento Empresas Responsáveis

O Grupo os Mosqueteiros aderiu à GRAVE – Empresas Responsáveis, uma associação empresarial centrada na sustentabilidade e na responsabilidade social.

A adesão do Grupo os Mosqueteiros ao movimento, “marca um passo significativo” e reforça o seu compromisso “em atuar de forma ética, transparente e sustentável, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e responsável”, informa.

A GRACE – Empresas Responsáveis é uma associação empresarial com estatuto de utilidade pública fundada em 2000 e conta atualmente com mais de 300 empresas associadas de diversos setores de atividade, todas comprometidas com os princípios da sustentabilidade nas suas diversas dimensões.

Esta parceria permitirá ao Grupo os Mosqueteiros participar em formações exclusivas sobre sustentabilidade, alinhar práticas com tendências internacionais em responsabilidade corporativa, colaborar em clusters temáticos e setoriais, receber apoio na implementação do framework ESG e aumentar a proximidade com outros associados.

“Continuaremos a trabalhar empenhadamente para fortalecer os princípios da sustentabilidade em todas as nossas operações e acreditamos que esta aliança com o GRACE será um pilar essencial nesta jornada”, afirma Rita Ferreira, responsável pela Direção de Comunicação e Informação do Grupo os Mosqueteiros.

Um dos maiores grupos de distribuição mundiais multi-insígnia, a multinacional opera em Portugal, França, Polónia e Bélgica. No nosso país, onde tem mais de 358 pontos de venda e emprega mais de 14 mil colaboradores, está presente com as insígias Intermarché, Bricomarché e Roady.

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Alimentar

Ferreira do Zêzere organiza Festival Gastronómico do Ovo

Entre hoje e domingo, o município de Ferreira do Zêzere, conhecido como a ‘Capital do Ovo’, realiza o Festival Gastronómico do Ovo.

A larga produção de ovo por empresas do concelho, levou a autarquia de Ferreira do Zêzere a adotar, em 2011, o slogan ‘Capital do Ovo’.

Em outubro de 2023, foi constituída a Confraria do Ovo de Ferreira do Zêzere, que integra os sete presidentes das Juntas de Freguesia, o presidente da câmara municipal e dois representantes das duas grandes empresas produtoras de ovos do município, Zêzerovo e Uniovo.

Dada a importância deste setor produtivo, a autarquia organiza entre hoje e domingo o Festival Gastronómico do Ovo, com o produto a ser o protagonista nas ementas dos restaurantes, cafés e pastelarias aderentes.

Com este evento, o município tem como objetivos promover a gastronomia local e os produtos endógenos, preservar o património cultural e culinário, incentivar o comércio e posicionar Ferreira do Zêzere como destino turístico gastronómico.

“O ovo é um ingrediente fundamental na nossa culinária e Ferreira do Zêzere tem muito orgulho em ser a Capital do Ovo e de poder organizar um Festival que honra o que a nossa terra tem de melhor para oferecer”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes.

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Retalho

Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira

Com um investimento de quase 10 milhões de euros nas novas lojas, a cadeia de retalho reforça a presença no Norte do país.

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O Lidl inaugurou nesta quinta-feira, 10 de outubro, uma nova loja em Vila Nova de Gaia – Monte da Virgem, construída de raiz para substituir a loja desta freguesia. No âmbito da estratégia de modernização da sua rede de lojas em Portugal, a insígnia reabriu a loja de Paços de Ferreira, que foi totalmente renovada.

A nova loja de Vila Nova de Gaia permite uma maior oferta de artigos, novos serviços tanto na zona de padaria como uma zona de bacalhau a corte e de frango assado pronto a levar, e ainda seis caixas de pagamento rápido, em registo de self-service.

A loja renovada de Paços de Ferreira tem corredores mais largos e uma fachada inteiramente em vidro e um maior de serviços e produtos, entre os quais a máquina de corte de pão self-service, a zona de bacalhau a corte e também seis caixas de pagamento self-service.

Ambas as lojas contam com a oferta de artigos não alimentares, desde as ferramentas aos têxteis e utensílios de cozinha, entre outros, e privilegiam o uso de iluminação LED. Estão equipadas com pré-instalação para painéis solares. Disponibilizam ainda um posto de carregamento rápido, que permite o carregamento de 80% da bateria de viaturas elétricas em 30 minutos.

No âmbito da parceria com o programa Realimenta, a loja de Vila Nova de Gaia beneficiará a Fios e Desafios, instituição a quem o Lidl presta apoio desde 2018. A loja de Paços de Ferreira vai continuar a beneficiar a Santa Casa da Misericórdia do concelho, instituição a quem o Lidl presta apoio também desde 2018.

Há 29 anos em Portugal, o Lidl, insígnia alemã do Grupo Schwarz, tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por 280 lojas, de Norte a Sul do país, e quatro direções regionais e entrepostos.

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Bebidas

Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa

Chegaram ao mercado a Amarguinha Tarte de Amêndoa e Caramelo e a Amarguinha Chocolate com Amêndoas, ambas da gama cremosa, que se juntam ao sabor Creme original.

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Sabores que fazem lembrar a sobremesa, enquanto reforçam a portugalidade d’A Amarguinha, é o ponto de partida para a nova campanha da marca, que associa os estrangeirismos e sobremesas francesas ao lançamento dos novos produtos: ‘Podia ser petit gâteau, preferimos um copinho de chocolate’ ou ‘Podia ser crème brûlée, preferimos o caramelo no ponto’.

Estes slogans apresentam os novos sabores Chocolate com Amêndoas e Tarte de Amêndoas e Caramelo, respetivamente.’Cream é não provar’ é recuperado numa campanha multimeios, “reforçando o tom de voz indulgente e hedónico da marca e a origem portuguesa, agora para falar de toda a gama cremosa”, apresenta a Casa Redondo, empresa distribuidora da marca.

A Amarguinha Creme Chocolate com Amêndoas “apresenta notas robustas de cacau profundo, harmonizadas com a suavidade aveludada da amêndoa amarga”, apresenta a marca, revelando ainda que, dada a presença relevante do cacau, “precisa de um bom abanão” (10 a 15 segundos) antes de consumir.

Já a Amarguinha Creme Tarte de Amêndoas e Caramelo “cria uma relação singular entre as notas intensas e envolventes da amêndoa amarga, equilibradas com a doçura aveludada do creme”. Ambas devem ser consumidas bem frescas ou com gelo.

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Retalho

Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial

É o que avança um estudo, onde se conclui que 43% dos consumidores inquiridos estão mais endividados do que em 2023 e 40% afirma que irá comprar menos.

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O estudo, realizado pela Salesforce, partilha previsões para uma das épocas mais importantes do retalho – a Black Friday e o Natal. “A temporada de compras do fim do ano de 2024 traz desafios concretos para o retalho, setor no qual as empresas competem por atrair consumidores com menor poder de compra e entre os quais 43% se encontra com mais dívidas do que em 2023”, revela a tecnológica norte-americana especializada em CRM.

Os novos dados do Shopping Index, indicam que os consumidores estão particularmente preocupados com os preços dos produtos: com dois terços dos inquiridos a nível global afirmara que será o preço a ditar as escolhas de marcas e lojas onde irão comprar este ano. Mais do que os 46% dos inquiridos em 2020, com menos de um terço a dar prioridade à qualidade dos produtos.

Menor crescimento das vendas

Com 47% dos consumidores a afirmar que irá gastar o mesmo valor de 2023, e 40% a afirmar comprar menos, as vendas da época de Natal deverão crescer menos do que em 2023, indica o estudo, recordando que no ano passado foi “registado um crescimento de 3% face ao ano anterior, num total de 1.17 biliões de dólares (do inglês trillion)”.

“A Salesforce prevê um crescimento de 2% em novembro e dezembro nas vendas de marcas de retalho, face a igual período do ano passado, atingindo os 1.19 biliões de dólares (do inglês trillion)”, avança a empresa.

As estratégias apontadas pelo estudo para ultrapassar estes desafios são maiores descontos e a utilização de dados e de Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência operacional, construir relações mais profundas com os clientes e gerar maiores margens de lucro, indicaram as empresas.

O estudo indica que dois terços dos consumidores afirma que está a aguardar por momentos de descontos como a Cyber Week, para encontrar os melhores descontos e promoções. E prevê ainda que uma em cada cinco compras (21%) nesta época de Natal seja feita em aplicações de compras chinesas, como a Temu, SHein, AliExpress e TikTok.

Com base no commerce cloud, marketing cloud e service cloud, a Salesforce analisa dados agregados para produzir insights da época festiva a partir da atividade de mais de 1,5 mil milhões de consumidores a nível global em mais de 64 países, incluindo Portugal. “Os dados de previsão apresentados são de pesquisas proprietárias da Salesforce. Os cálculos utilizados combinam dados próprios e de terceiros, bem como diversas suposições de mercado, para gerar os pontos de dados apresentados”, informa a tecnológica norte-americana.

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Logística

Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos

A aposta do Grupo Garland na Garland Academy centra-se na formação como instrumento para a atração e retenção de talentos.

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Criada em setembro de 2023 a Garland Academy, concentrou-se na formação onboarding, destinada à integração de novos colaboradores, e a formação contínua, que visa o aperfeiçoamento das competências dos colaboradores.

“Desde a sua inauguração, a academia registou 34 entradas de novos colaboradores, 230 presenças em formações e um total de 10 cursos oferecidos, nove dos quais desenvolvidos internamente”, informa a empresa de transportes, navegação e logística.

A Garland refere, num comunicado, que o setor da logística e dos transportes enfrenta atualmente “um desafio significativo na atração e retenção de talentos”, uma “crescente dificuldade em recrutar profissionais especializados” e um desafio agravado pela “escassez de formação superior específica na área”. A criação da Garland Academy surge, informa assim, como “uma resposta estratégica” a estas dificuldades, “preparando e desenvolvendo internamente os seus colaboradores para responder às exigências do mercado”.

“A dificuldade em atrair e reter talentos qualificados levou-nos a apostar na criação da Garland Academy, que tem sido fundamental para assegurar que os nossos colaboradores, independentemente da sua experiência prévia, adquiram as competências necessárias para desempenhar as suas funções com excelência, funções essas que exigem um elevado grau de conhecimento técnico especializado”, explicaa Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland.

Os próximos passos da Garland Academy incluem o desenvolvimento de um percurso formativo por função, que inclui o habitual programa de estágios e a aposta em atividades de team building para promover o trabalho em equipa. A empresa também planeia trabalhar a questão geracional e desenvolver ainda mais as lideranças

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Não Alimentar

Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal

O novo departamento visa acompanhar e assessorar a nível profissional os investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal.

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A Savills Portugal nomeou Bruno Amaro como responsável pelo novo Departamento de Rural. Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de negócios e gestão de ativos em multinacionais, vai liderar a nova área de trabalho da Savills Portugal, criada para “responder à necessidade de acompanhar e assessorar a nível profissional o crescente número de investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal”, informa a empresa num comunicado.

Licenciado em Direito, Bruno Amaro “é perito em auditorias legais, negociações comerciais e direito corporativo, tendo integrado mais de 1.000 processos de transação de ativos”, apresenta a Savills Portugal, acrescentado que “participou na criação de um negócio agrícola de 20.000 hectares e geriu um fundo de investimento com portfolio de ativos de mais de 30.000 hectares”.

Paulo Silva, head of country da Savills Portugal, sublinha que Bruno Amaro é “a escolha certa para implementar e desenvolver este novo departamento da Savills Portugal”.

No comunicado, o responsável pelo Departamento de Rural refere o “grande entusiasmo” em aceitar “a missão de desenvolver este novo departamento”. “Portugal tem um potencial enorme nos setores agrícola e florestal, e o nosso objetivo será o de proporcionar aos nossos clientes as melhores oportunidades para fazer crescer os seus negócios, num mercado em plena expansão”, conclui.

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