ESG Homepage

Voluntários da Corticeira Amorim plantam mais 2500 sobreiros

Por a 17 de Novembro de 2023 as 13:46

Cento e vinte cinco voluntários da Corticeira Amorim vão plantar 2500 sobreiros este sábado, dia 18 de novembro, na Herdade da Baliza, em Castelo Branco. A iniciativa, que arranca pelas 10 horas, está integrada no projeto Green Cork, o programa nacional de recolha seletiva e reciclagem de rolhas, criado em parceria com a Quercus e outros parceiros, que visa promover e educar para uma prática de reciclagem da cortiça em Portugal e contribuir para o financiamento do projeto Floresta Comum, que assegura a plantação de árvores autóctones em Portugal, nomeadamente o sobreiro.

Para Cristina Rios de Amorim, administradora da Corticeira Amorim responsável pela Sustentabilidade, esta é mais uma iniciativa que suporta uma “jornada com mais de 150 anos marcada por uma grande consciência da importância social, ambiental e económica do montado e da floresta em geral. Reflorestamos com cuidado e inovação e, através do nosso exemplo, procuramos difundir o conhecimento, a aplicação e a reciclagem da cortiça, esta matéria-prima singular que é a base da nossa atividade. O nosso objetivo é claro – estimular a consciência ecológica, continuar a alavancar uma economia de baixo carbono minimizando impactos ambientais”.

Anualmente os voluntários da Corticeira Amorim participam na plantação de sobreiros, envolvendo-se ativamente na viabilização e valorização das florestas de sobro, tão relevantes para a regulação do ciclo hidrológico, proteção contra a erosão dos solos, fomento de biodiversidade de relevância, diminuição do risco de desertificação, consolidação de barreiras contra incêndios e manutenção de importantes sumidouros naturais de CO2 – um conjunto inestimável de serviços de ecossistema, além de motores de desenvolvimento económico, ambiental e social.

Cristina Rios de Amorim faz o balanço positivo desta atividade: “a primeira iniciativa foi lançada em 2011, ano em que a Assembleia da República Portuguesa deliberou – por unanimidade – atribuir ao sobreiro o estatuto de Árvore Nacional de Portugal. Com a iniciativa deste sábado, vamos totalizar a plantação de mais de 27 000 árvores autóctones em Portugal, contribuindo para a criação de florestas mais biodiversas e resilientes.”, refere em comunicado.

A plantação de 2023, realiza-se pela primeira vez numa propriedade da Corticeira Amorim, a Herdade da Baliza, que se situa na zona de Castelo Branco/Tejo Internacional e ocupa uma área total de 2866 hectares. O investimento nesta Herdade, em 2018, marcou o início do percurso da empresa como proprietária florestal. Envolver os colaboradores na execução de uma estratégia vital para o grupo reforça o objetivo de liderar no desenvolvimento e na implementação de um modelo de gestão inovador para florestas de sobro. Este projeto ganhou ainda mais força com a aquisição da Herdade de Rio Frio, localizada em Alcochete, que se estende por 5100 hectares.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *