Sonae investe 110 milhões de euros em cinco startups especializadas em alimentação sustentável em dois anos
A Sonae investiu 110 milhões de euros em cinco startups especializadas em alimentação sustentável nos últimos dois anos: Gosh! Foods, Mondarella, SparkVos, Bluu e Bon Vivant.
Rita Gonçalves
Pedro Lira: “Para início de 2025 queremos lançar a app da Zippy”
ID Logistics incentiva a inclusão laboral e social das pessoas com deficiência
Paladin apresenta quatro novos sabores para este Natal
Retail Mind vai desenvolver quatro retail parks em Portugal até 2027
Delta Q lança dois novos blends
Rachel Muller é a nova diretora-geral da Nestlé Portugal
Festival do Azeite Novo reúne sete produtores e sete restaurantes em Évora
Eurofirms Foundation assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com nova campanha
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
A Sonae investiu 110 milhões de euros em cinco startups especializadas em alimentação sustentável nos últimos dois anos: Gosh! Foods, Mondarella, SparkVos, Bluu e Bon Vivant.
Para investir na próxima geração de empresas na área alimentar, o grupo português criou uma nova unidade de negócio que designou de Sparkfood.
“A Sparkfood opera e investe em empresas da cadeia de valor alimentar, através de duas plataformas de negócio principais: a Alternative.s, fornecedor europeu de alternativas às proteínas animais, nomeadamente à base de plantas, e a Ingredient.s, fornecedor global de ingredientes naturais para os setores da saúde e bem-estar, sistemas alimentares e nutrição animal”, explica a empresa portuguesa, em comunicado.
A nova unidade de negócio tem um braço de venture capital, designada Venture.s, que investe em expansões (scale-ups) com o objetivo de imprimir inovação para aquelas duas plataformas nas áreas de produto, tecnologia e soluções.
Através da plataforma Alternative.s, o grupo da Maia comprou uma participação maioritária na Gosh! Foods, produtor de alimentos à base de plantas com sede no Reino Unido, e uma participação minoritária na Mondarella, empresa sediada na Alemanha que se especializou no mercado de queijo à base de plantas.
Já a partir da Ingredient.s, a Sparkfood adquiriu uma participação maioritária no SparkVos, grupo italiano de empresas focado na produção industrial e distribuição de ingredientes naturais para o segmento da saúde e bem-estar.
Através da unidade de capital ventures, a Sonae investiu numa participação maioritária na startup Bluu. Com sede na Alemanha, desenvolve soluções para a indústria de peixe cultivado à base de células. Investiu ainda numa participação minoritária na Bon Vivant, startup francesa que desenvolve e produz proteínas lácteas de origem vegetal, através de fermentação de precisão.