PSVA vai estar em destaque na 7ª Conferência Mundial de Enoturismo
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vai ser apresentado, entre 22 e 24 de novembro, na 7ª Conferência Mundial de Enoturismo como exemplo de boas práticas da […]
Hipersuper
Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal
Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal
Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021
Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua
Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude
Ausonia renova compromisso na Luta Contra o Cancro da Mama
El Corte Inglés procura ideias inovadoras para transformar o retalho
Mistolin Pro BRICO disponível nas lojas Bricomarché
Pagamentos cashless vão ultrapassar os 1.6 biliões em 2024
Black Friday 2024: Descubra como obter 100% de cashback na promoção antecipada da E-goi
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) vai ser apresentado, entre 22 e 24 de novembro, na 7ª Conferência Mundial de Enoturismo como exemplo de boas práticas da vitivinicultura.
A convite da Organização Mundial do Turismo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana vai dar a conhecer este programa, criado em 2015 e considerado uma iniciativa pioneira no país no âmbito as boas práticas da vitivinicultura em termos de sustentabilidade.
A Conferência Mundial de Enoturismo decorre entre 22 e 24 de novembro em Logroño, La Rioja, Espanha, com o foco em temas como a inclusão, a sustentabilidade e o enoturismo digital para promover um território mais forte e coeso.
João Barroso, coordenador do PSVA, será orador na sessão ‘Building a Sustainable Future for Wine Tourism – Get Inspired!’ e vai abordar as boas práticas alentejanas que colocam a região no topo mundial do mapa da sustentabilidade.
“É com muito orgulho que encaramos esta oportunidade para mostrarmos o que de melhor se faz no Alentejo neste caminho que é a sustentabilidade. Acabamos de anunciar o PSVA2.0 precisamente por reconhecermos que devemos continuar a elevar a região e as boas práticas, sendo também um reconhecimento de todos os membros e de como o esforço dos produtores tem sido uma alavancagem, não só para o setor como, também, para o enoturismo da região”, sublinha o responsável.
Organizada desde 2016, a Conferência Mundial de Enoturismo é dos mais importantes fóruns internacionais sobre este segmento do turismo, por dar a conhecer a especialistas e profissionais, as tendências, as novas ferramentas e as oportunidades, através da partilha de conhecimentos e experiências.
O PSVA foi renovado este mês com uma versão que eleva o patamar da sustentabilidade e coloca a região do Alentejo como exemplo na implementação de medidas de agricultura sustentável, sendo a certificação deste programa reconhecida a nível mundial. Com 639 membros que cobrem cerca de 60% da região vitivinícola do Alentejo, o programa corresponde a mais de 13 mil hectares, e atualmente já 20 produtores ostentam o selo de produção sustentável.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia. É ainda uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos.