Destaque Homepage ESG FMCG Homepage Newsletter

Fábrica da Coca-Cola em Azeitão obtém a verificação de neutralidade carbónica

Por a 6 de Novembro de 2023 as 9:48

A fábrica da Coca-Cola Europacific Partners em Azeitão obteve a verificação PAS 2060:2014 – uma especificação internacional que demonstra zero emissões líquidas de carbono – acreditada pela consultora internacional LRQA, que  verifica também que a empresa tem um plano de ação e de investimento para esta fábrica que lhe permitirá manter-se neutra em termos de carbono nos próximos anos.

“Esta conquista é um passo significativo na estratégia da CCEP para reduzir as suas emissões, aproximando-a da sua ambição global de alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de valor até 2040, dez anos antes do prazo obrigatório estabelecido pelo Acordo de Paris, com o objetivo de limitar a 1.5ºC o aquecimento global” sublinha a Coca-Cola Europacific Partners em comunicado.

A CCEP tem vindo a desenvolver uma série de projetos-chave em Azeitão com o objetivo de reduzir as emissões de GEE como a utilização de eletricidade 100% renovável, a instalação de um parque fotovoltaico com uma área de 21.682 m2, a utilização de empilhadores elétricos, a alteração do sistema de iluminação, a construção de um novo armazém que facilitará a diminuição de movimentos de camiões para transporte de paletes e consequente redução de pegada de carbono, entre outros projetos. Como parte do compromisso e do processo de verificação, a compensação de emissões só foi utilizada quando não foi possível reduzir mais, pela inexistência de tecnologia que pudesse ser aplicada.

“Reconhecemos o nosso papel na luta contra as alterações climáticas e a necessidade de reduzir o nosso impacto ambiental. Esta verificação é um passo muito importante no caminho da sustentabilidade e de cumprimento dos nossos objetivos. Representa o presente e o futuro que estamos a criar, para as pessoas e para o planeta, através de ações concretas com resultados mensuráveis.” afirma Márcio Cruz head of public affairs, communication & sustainability at Coca Cola Europacific Partners Portugal, em comunicado.

 Há 45 anos instalada em Azeitão, a fábrica da CCEP  integra o Top 15 do ranking das maiores empresas do distrito de Setúbal, sendo a primeira do setor da indústria alimentar e conta com 7 linhas de produção para vários tipos de embalagens – vidro, latas, PET e Bag in Box –  de onde saem mais de 90% dos 258 milhões de litros vendidos em Portugal. Em 2020, a CCEP em Portugal recebeu o prémio Energy Management Insight Award, sendo a primeira empresa portuguesa a ser distinguida com este galardão. A CCEP foi também a primeira empresa da indústria alimentar em Portugal a obter a certificação de gestão de energia – ISO 50001 em 2013 e este ano recebeu a “Zero waste to Landfill” gestão responsável dos resíduos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *