Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Amphora Wine Day volta a celebrar o vinho de talha

Por a 18 de Outubro de 2023 as 16:38
AMPHORA WINE DAY

A Herdade do Rocim, em Cuba, Beja, vai voltar a celebrar o vinho de talha no Amphora Wine Day. Dia 11 de novembro, em Cuba,  abrem-se as talhas,  um momento sempre especial.

Marcado para o dia 11 de novembro, o Amphora Wine Day vai reunir na Herdade do Rocim  nomes sonantes do panorama internacional, o maior número de produtores de sempre e muitos visitantes. Mark Squires, Marcelo Copello, Paul White, Sarah Ahmed e Suzana Barelli fazem desta edição do Amphora Wine Day a mais internacional de sempre.
As provas com estes gurus ou a segunda edição das Amphora Wine Talks (inscrição obrigatória), que contam com a participação de Tiago Macena, que está muito perto de se tornar o primeiro português a obter o título de Master of Wine, fazem desta edição do Amphora Wine Day “das mais desafiantes de sempre”, como sublinha Pedro Ribeiro, administrador e enólogo da Herdade do Rocim. Às 18 horas, como manda tradição, abrem-se as talhas, um momento muito esperado.

AMPHORA WINE DAY“No final de cada edição já estamos a pensar na seguinte e como o sucesso tem vindo a ser crescente, a exigência e a responsabilidade aumentam, mas ao mesmo tempo dão-nos notoriedade e músculo para trazer mais valias para a promoção do vinho de ânfora. Foi o que conseguimos! Esta edição consegue juntar alguns dos melhores profissionais do mundo do vinho, prescritores de tendências, que vão provar vinhos de vários produtores nacionais que têm vinhos de ânfora nos seus portefólios. Ao mesmo tempo, levam com eles toda a experiência que é a celebração dos vinhos de talha no Alentejo, como a gastronomia e o cante alentejano associados a este Amphora Wine Day. Confesso que estou com uma expetativa muito elevada para esta edição, que também é uma montra para os vinhos portugueses e para o nosso turismo”, afirma Pedro Ribeiro, em comunicado.
“Este evento nunca foi uma ação da Herdade do Rocim, mas sim uma celebração do vinho de talha de todo o Alentejo e por isso juntamos sempre todos aqueles que têm prazer em fazer vinhos de ânfora”, acrescenta.

Edição mais internacional de sempre

Mark Squires, que até há pouco era o provador de vinhos de Portugal para o incontornável Robert Parker, Marcelo Copello, considerado um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil,  Paul White, especialista de vinhos norte-americano, que já disse publicamente que o Vinho de Talha Alentejano é uma “mina de ouro”, Sarah Ahmed, crítica de vinhos, com reconhecimento mundial, apaixonada pelos vinhos portugueses e Suzana Barelli, colunista brasileira dedicada aos vinhos e que não esconde o gosto pela enologia nacional, são alguns dos nomes que vão estar presentes neste dia criado e promovido pela Herdade do Rocim em 2018.

AMPHORA WINE DAY

Programa
Amphora Wine Talks “Amphoras sem Fronteiras” – 15h00 às 16h30 (inscrição obrigatória)
Provas comentadas – abertas ao público
17h00 – Associação de Vinhos de Talha (XXVI Talhas / José Galante, Alentejo)
17h15 – Amphoras pelo Mundo (Archil – Meskhisvilli Family, Georgia)
17h30 – Amphoras do Norte (Quinta do Popa, Douro)
17h45 – Amphoras do Sul (Arvad, Algarve)
18h00 – Abertura das talhas

O Amphora Wine Day recebe em média cinco dezenas de produtores e mais de mil visitantes e assinala uma tradição com mais de 2 mil anos, num vinho que ambiciona ser património imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este ano, são 22 os produtores que chegam de todo o mundo, com destaque para a presença massiva da Geórgia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *