Nestlé líder mundial em sustentabilidade na produção de café segundo o Coffee Brew Index de 2023
Segundo o novo Coffee Brew Index de 2023, divulgado no Coffee Barometer, a Nestlé lidera o Coffee Brew Index de 2023 em sustentabilidade na produção do café a nível mundial.

Ana Rita Almeida
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Nestlé foi considerada a empresa líder mundial em sustentabilidade na indústria do café, de acordo com o novo Coffee Brew Index de 2023. Divulgado no Coffee Barometer, o relatório que analisou a estratégia de sustentabilidade dos onze maiores torrefatores mundiais, reconhece à Nestlé uma abordagem coesa e abrangente no que respeita às práticas de sustentabilidade na cadeia de valor deste produto. Em destaque estiveram os aspetos sociais, ambientais e económicos que a Nestlé incorpora nos seus objetivos de desenvolvimento desta categoria, com investimentos sustentados ao longo dos anos.
“Este é um reconhecimento do nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade do café. Através dos nossos principais programas, o Nescafé Plan e o Nespresso AAA Qualidade Sustentável™, trabalhamos diariamente com os cafeicultores para garantir que o cultivo e a produção de café sejam sustentáveis, social e economicamente, bem como inclusivos. Estamos comprometidos em progredir e em trazer novas abordagens para o cultivo sustentável de café.” sublinha David Rennie, head of coffee brands da Nestlé, em comunicado.
Também em Portugal, onde o café é uma das principais categorias da empresa, o trabalho em prol da sustentabilidade da cadeia de valor tem dado um forte contributo para os objetivos globais. A fábrica no Porto, totalmente dedicada à produção de cafés torrados, sob as marcas locais Buondi, Sical, Tofa e Christina e as marcas internacionais Nescafé e Starbucks, todo o café verde transformado nesta fábrica é 100% proveniente de origens responsáveis. Esta origem significa ainda que a Nestlé conhece, em detalhe, os diversos grupos de cafeicultores que fornecem esta matéria-prima, também ela certificada num conjunto de aspetos sociais, ambientais e económicos que criam e partilham valor com estas comunidades, tornando-as mais resilientes.
Este trabalho junto das comunidades está ainda alicerçado no compromisso da companhia em garantir que até 2030 50% do café seja proveniente de práticas agrícolas regenerativas dos solos.
O estudo Coffee Brew Index de 2023 é apoiado pela Solidaridad and Conservation International e é coordenado pela Ethos Agriculture.