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Wine Concept Business Day vai reunir 40 produtores num dia dedicado ao negócio do vinho

Durante nove horas, produtores vinícolas portugueses vão encontrar-se com mais de três mil profissionais do setor do vinho num dia dedicado exclusivamente ao negócio. O Wine Concept Business Day regressa […]

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Wine Concept Business Day vai reunir 40 produtores num dia dedicado ao negócio do vinho

Durante nove horas, produtores vinícolas portugueses vão encontrar-se com mais de três mil profissionais do setor do vinho num dia dedicado exclusivamente ao negócio. O Wine Concept Business Day regressa […]

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Durante nove horas, produtores vinícolas portugueses vão encontrar-se com mais de três mil profissionais do setor do vinho num dia dedicado exclusivamente ao negócio.

O Wine Concept Business Day regressa a 2 de outubro ao Palácio de Tancos, em Lisboa, e das 10h às 19h vai reunir representantes de garrafeiras, restaurantes e hotéis, além de sommeliers e estudantes num encontro com 40 produtores nacionais.

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“O evento ocorre a partir da vontade de juntar os produtores com quem trabalhamos e levar aos nossos clientes e potenciais clientes, a oportunidade de conhecerem todos os vinhos do nosso portefólio, num dia dedicado, exclusivamente, ao negócio”, explica Nuno Sousa. O sócio e administrador da Wine Concept acrescenta que o evento visa “concentrar todos aqueles que colaboram connosco, permitindo mostrar o trabalho que é feito, diariamente, pela nossa equipa”.

Nuno Sousa sublinha que o Wine Concept Business Day diferencia-se por tratar os parceiros como parte da família. “Temos uma relação próxima com cada um dos produtores e com os clientes a quem fazemos chegar, diariamente, os seus vinhos. Por isso, quando nos perguntam o porquê de ser um evento exclusivo a profissionais do vinho, é por essa razão. Para ser um dia dedicado, exclusivamente, a eles e para conseguirmos dar a atenção devida a cada um”, reforça em comunicado.

A edição deste ano do Wine Concept Business Day vai dar a conhecer novos produtos, novos produtores, apresentar novos vinhos e colheitas e inclui ainda a oferta de descontos exclusivos. A entrada é gratuita mediante convite ou registo via [email protected].

Com mais de 10 anos de existência, a Wine Concept distribui vinhos em Portugal e no estrangeiro, tendo por missão ser uma distribuidora de referência de vinhos exclusivos.

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ACIBEV assinala campanha Vitævino com vídeos a destacar a importância do setor

Para marcar o lançamento europeu da Campanha Vitævino, a ACIBEV lançou uma série de vídeos de curta duração para destacar a importância do setor do vinho.

Os vídeos lançados pela Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, têm por base o estudo realizado pela NOVA SBE sobre o valor do Setor do Vinho em Portugal e assinalam o lançamento da campanha.

A Campanha Vitævino é uma iniciativa de cidadãos da comunidade vitivinícola europeia, dedicada à defesa da cultura do vinho e do seu papel na promoção do convívio.

Segundo a ACIBEV, a campanha pretende que seja reconhecido “o importante papel socioeconómico que o vinho desempenha na nossa sociedade”. “A grande maioria das pessoas bebe com moderação e o vinho é bem conhecido pelo seu contributo para a gastronomia e o convívio numa cultura que distingue entre o abuso do álcool e o consumo moderado de vinho”, destaca ainda, num comunicado.

Um dos pilares dessa campanha é a Declaração Vitævino, que prevê a recolha de assinaturas daqueles que apoiam o vinho “enquanto símbolo de convívio, a sua cultura milenar, o seu papel na formação da nossa história, da nossa economia, dos nossos terroirs e das nossas comunidades rurais, não esquecendo o lugar legítimo do consumo moderado de vinho como parte de um estilo de vida saudável e equilibrada”, explica a ACIBEV no comunicado.

Os cinco pequenos vídeos lançados pela Associação apresentam factos importantes sobre o emprego rural, a contribuição fiscal, a atividade económica, o enoturismo, o valor das exportações, a contribuição para o PIB e o impacto ao longo de toda a cadeia de valor.

A Declaração Vitævino pode ser assinada em www.vitaevino.org

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Beefeater 24 lança nova garrafa com um novo design

A nova garrafa conta com credenciais de sustentabilidade, que incluem uma redução de 90% no plástico e 22% no vidro.

“Mantendo o seu ousado vidro vermelho”, a nova garrafa apresenta credenciais de sustentabilidade aprimoradas, com uma redução de 90% no plástico da tampa e do rótulo da parte detrás da garrafa, bem como menos 30% de alumínio e uma redução de 22% no vidro.

A nova versão é mais alta do que a garrafa anterior, apresentando vantagens práticas para o setor da hotelaria, como um manuseamento mais fácil para uma melhor velocidade de serviço, devido à adoção da icónica forma de tijolo londrino, característica do restante portfólio Beefeater. O rótulo está cortado a um ângulo de 24 graus para representar o processo de infusão de 24 horas dos botânicos, que segue a tradição de Beefeater, e o corte mais seletivo na destilação utilizado para criar Beefeater 24, refere a marca da Pernod Ricard.

“Estamos muito felizes por poder apresentar o novo visual de Beefeater 24 ao mercado português, após o lançamento internacional. Esta referência, acaba por ser a versão Ultra-Premium do nosso Gin Mais Premiado do Mundo, Beefeater London Dry. O aprimorar desta nova edição representa um enorme orgulho para a marca, pois demonstra a vontade que temos sempre em ir mais além, não apenas com o conteúdo em si, mas com o produto como um todo. À semelhança de outras referências, a marca aposta em embalagens cada vez mais sustentáveis, um dos pilares que o grupo tem presente com metas bem definidas a médio e longo prazo”, sublinha Yuliya Vashchyshyn, brand manager de Beefeater.

O premiado Beefeater 24 mantém o conteúdo inalterado, e a sua mestria artesanal é representada pelos 12 botânicos em relevo na garrafa e no rótulo, acrescenta a marca em comunicado. Criado por Desmond Payne MBE, Mestre Destilador Emérito de Beefeater, Beefeater 24 exibe uma mistura única de 12 botânicos, que criam um aroma complexo e harmonioso, ao mesmo tempo que introduzem um equilíbrio rico e suave de sabores refinados no paladar. O 24 presta homenagem às vinte e quatro horas de maceração dos botânicos, um processo utilizado em toda a gama Beefeater antes da destilação, sendo um contributo chave para o seu icónico estilo da casa.

O processo de maceração de vinte e quatro horas é particularmente relevante para Beefeater 24, pois nesta receita aprimorada, três botânicos extra são adicionados aos nove botânicos principais de Beefeater – Sencha japonês, chá verde chinês e toranja – que, quando macerados durante 24 horas, exigem um corte mais seletivo na destilação, sublinha ainda.

A nova embalagem de Beefeater 24 será lançada no mercado português a partir de outubro deste ano. Com 70cl, apresenta um teor alcoólico de 45%.

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Oktober Festa regressa em outubro à zona oriental de Lisboa

O acesso é gratuito e a festa acontece no dia 12 de outubro, entre as 13:00 e as 03:00, na Dois Corvos, Fermentage, MUSA e Oitava Colina. 

Em outubro o Lisbon Beer Department volta a receber uma das maiores celebrações mundiais em torno da cerveja. Dia 12 de outubro a já tradicional Oktober Festa ocupa os espaços das cervejeiras independentes e artesanais localizadas entre Marvila e Cabo Ruivo, com mais de 40 variedades de cerveja e muitas atuações.

Os cervejeiros presentes colaboraram para uma proposta única de cerveja desenhada exclusivamente para o evento: a Marvilla Helles é apresentada como uma cerveja límpida e dourada, de espuma branca cremosa e persistente. Com aromas a cereais e pão fresco, equilibrados por um suave amargor, é uma proposta para um final de boca leve e seco.

Também estão disponíveis várias propostas gastronómicas variadas: Lisbon Kebab Station (Dois Corvos); Marcella Girelli (Oitava Colina); Vasco Lello da Trifana e Café com Calma (MUSA) e Kau (Fermentage).

A entrada no recinto é gratuita durante todo o dia.

 

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Republicano da No Rules Wines chega ao mercado a 5 de outubro

No dia em que se assinalam 114 anos da Implantação da República em Portugal, a No Rules Wines vai lançar no mercado um novo vinho, de 2300 garrafas, produzido, exclusivamente, a partir da casta Syrah, plantada na vinha da Póvoa das Quartas.

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Apresentado como um vinho de carácter forte, elegância evidente e um final de boca longo e demorado, o Republicano simboliza “a fusão entre o novo e o antigo” e convida a brindar à “liberdade, à mudança e ao futuro”, sempre com respeito pelas suas origens, avança Tiago Macena. Segundo o enólogo, a casta selecionada, estrangeira nas nossas terras, representa, precisamente, uma nova era, a República, e marca uma “diferença evidente face ao portfólio do Dão”.

“É neste espírito de transformação e renovação que nasce o Republicano, um vinho que tal como essa mudança histórica, é também uma celebração de uma pequena revolução no universo No Rules Wines e no Dão. Temos o nosso trabalho baseado nas castas nativas, mas temos a vontade e o gosto de trabalhar esta casta estrangeira no nosso encepamento próprio”, explica Tiago Macena.

Plantado na vinha da Póvoa das Quartas, este Syrah tem um “estilo do norte do Rodáno”, com uma “essência tânica marcada, mas delicada”, que transfere ao vinho um sabor com “notas de fruta vermelha madura acompanhadas de um lastro de complexidade com tosta, fumo e notas de tabaco”.

De acordo com a No Rules Wines, esta casta simboliza o “espírito de abertura e inovação” que moldou a nação portuguesa, representando “a conexão de Portugal com o mundo” neste contexto histórico que trouxe “novas perspetivas e uma maior abertura cultural, política e social”. “O 5 de Outubro marcou o fim de um ciclo fechado e o início de uma sociedade mais cosmopolita. A Syrah é um exemplo pois atravessou fronteiras e encontrou em Portugal o solo perfeito para florescer”, acrescenta.

São 2300 garrafas disponíveis em alguns restaurantes em Lisboa, Porto e Algarve e, online na loja da No Rules Wines e em www.codigo-wine.com

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Terras & Terroir lança vinhos São José do Barrilário

A produção de 10.900 garrafas da gama São José do Barrilário Reserva inicia um projeto que pretende criar vinhos de excelência na Quinta São José do Barrilário.

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A Quinta São José do Barrilário tem um total de 28 hectares, dos quais 14 de vinha, e os vinhos são produzidos em Lamego, a curta distância, no centro de vinificação da Quinta da Pacheca, com a assinatura da dupla de enólogos da principal unidade do Grupo Terras & Terroir, Maria de Serpa Pimentel e João Silva e Sousa.

O São José do Barrilário Reserva Branco Douro D.O.C. 2022 (4.500 garrafas) e o São José do Barrilário Reserva Tinto Douro D.O.C. 2020 (6.400 garrafas) “destinam-se a consumidores que procuram vinhos autênticos e frescos da região do Douro”, apresenta a administração do Grupo Terras & Terroir.

Os vinhos da gama São José do Barrilário Reserva são obtidos a partir de castas com idade média de 20 aos 40 anos, plantadas em solos de xisto, entre as cotas de 50 e de 600 metros. Passam longos períodos de estágio em barricas, balseiros e tonel de carvalho francês. Depois de engarrafados, passam por um estágio mínimo de seis meses em garrafa, antes de serem lançados no mercado.

O São José do Barrilário Reserva Branco Douro D.O.C. 2022 é elaborado a partir de  70% Viosinho e 30% Gouveio. Apresenta uma cor citrina esverdeada e um aroma de fruta fresca, como alperce e citrinos, e flor de laranjeira.

O São José do Barrilário Reserva Tinto Douro D.O.C. 2020 nasce de 60% Touriga Francesa, 15% Sousão, 15% Touriga Nacional e 10% Tinta Roriz sendo apresentado como um vinho de cor vermelha escura profunda e aroma intenso de fruta vermelha e preta, envolta em notas de madeira delicada.

A identidade visual da nova marca de vinhos gira em torno da herança da Quinta São José do Barrilário, cuja história remonta oficialmente a 1747, quando foi reconhecida como tal. Adquirida pelo Grupo Terras & Terroir em 2017, a quinta localizada em Armamar foi alvo de um profundo e dedicado processo de revitalização, reabrindo ao público em agosto de 2024.

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Espumantes das Caves da Raposeira distinguidos no Mundus Vini

O espumante Raposeira Velha Reserva 2017 recebeu o prémio especial “Best of Show Portugal Sparkling Wine”, reforçando a reputação desta marca portuguesa no panorama internacional.

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As Caves da Raposeira estiveram em destaque no Summer Tasting do prestigiado concurso internacional Mundus Vini, ao arrecadarem 4 Medalhas de Ouro e o prémio especial “Best of Show Portugal Sparkling Wine”.

Os espumantes galardoados foram o Raposeira Velha Reserva 2017, o Raposeira Super Reserva Blanc de Blancs Bruto 2019, o Raposeira Super Reserva Blanc de Noirs Bruto 2017 e o Raposeira Reserva Bruto 2020, que se destacaram pela sua excelência e qualidade.

O espumante Raposeira Velha Reserva 2017 recebeu o prémio especial “Best of Show Portugal Sparkling Wine”, reforçando a reputação desta marca portuguesa no panorama internacional.

 

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Vinhos do Alentejo promovem roteiro de formação profissional

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, está a promover a “Wine Talks & Tour”, composta por mais de 80 horas de formação dedicada a profissionais de hotelaria, restauração, garrafeira, distribuição e similares. 

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A iniciativa inclui 10 sessões e cada uma é dividida em três momentos. Tem início na Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora, onde João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), e Teresa Gomes, escanção e sommelier, aliam o conhecimento técnico a uma experiência sensorial, promovendo provas cegas e permitindo que o participante possa conhecer a região de uma outra perspetiva. Segue-se um almoço harmonizado com vinhos e uma visita a um produtor que – pelas suas características e história – se distinga.

A primeira sessão, que decorreu a 18 de setembro, incidiu sobre as vinhas velhas e incluiu uma visita ao produtor João Portugal Ramos, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer vinhos de vinhas que vão desde os 40 aos 100 anos. Entre os temas em agenda para as próximas sessões, que terminam em dezembro, estão as castas nativas da região, o vinho biológico, o enoturismo, os espumantes, entre muitos outros.

Para o coordenador do PSVA, João Barroso, “esta é uma oportunidade única para mergulhar na essência do Alentejo, através de vinhos que refletem a nossa história e a responsabilidade ambiental dos nossos produtores. Queremos mostrar que a sustentabilidade está no centro da nossa viticultura e que o impacto disso é evidente em cada gota, em cada garrafa.”

A escanção e sommelier, Teresa Gomes, afirma que “este é um formato totalmente inovador, no qual queremos não apenas falar de vinhos, mas provocar uma verdadeira reflexão sobre o território e os processos que tornam estes vinhos únicos”.

A organização informa que a próxima sessão do “Wine Talks & Tour”, marcada para o dia 2 de outubro, já está esgotada e que os profissionais interessados na seguinte “Wine & Roots”, sessão dedicada a equipas estrangeiras a colaborar em Portugal, podem inscrever-se em https://www.vinhosdoalentejo.biz/listadeprogramas. As vagas são limitadas a 12 participantes, por sessão.

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Casa de Santar Reserva Tinto 2017 chega ao mercado

A Casa de Santar está a lançar o Casa de Santar Reserva Tinto 2017, com assinatura do enólogo Paulo Prior e produzido a partir de três castas.

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O Casa de Santar Reserva Tinto 2017 “conta com uma cor granada intensa e ligeiros tons acastanhados” e um sabor “frutado, macio, equilibrado e com final aveludado”, apresenta a marca do grupo Global Wines.

Ideal para acompanhar queijos maturados e iguarias de confeção estruturada e delicada, das cozinhas mediterrânica, chinesa, indiana e africana, deve ser consumido entre 16 e 18°C, apresenta ainda.

Com assinatura do enólogo Paulo Prior, esta reserva da Casa de Santar é produzida com Touriga Nacional (50%), Alfrocheiro (25%) e Aragonez (25%).

Para quem preferir a versão branca, o Casa de Santar Reserva Branco 2021 é “um vinho fresco, frutado, untuoso, complexo e persistente, que deve ser consumido a 10°C”. “Excelente como aperitivo ou com iguarias pouco condimentadas, à base de peixes, carnes brancas e vermelhas grelhadas”.

A Casa de Santar é uma das marcas mais emblemáticas do Dão e produz vinhos há mais de 200 anos. Conta com 103 hectares de vinha no Dão e tem na Vinha dos Amores a sua parcela mais conhecida.

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Quinta da Vacaria aposta em garrafas de grande formato

O lançamento marca a aposta da quinta, situada no Peso da Régua, em garrafas de grande formato, que garantem “memórias duradouras, prestígio e detém, ainda, maior valor de mercado”

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O vinho do Porto Tawny, de 10 e 20 anos, da Quinta da Vacaria, cuidadosamente “envelhecido em cascos de carvalho”, e reconhecido pela sua elegância e complexidade, está, agora, disponível numa garrafa especial, com capacidade para 4,5 litros.

O lançamento marca a aposta da quinta, situada no Peso da Régua, em garrafas de grande formato, que garantem “memórias duradouras, prestígio e detém, ainda, maior valor de mercado”. “O tamanho imponente destas garrafas faz delas peças únicas para servir em ocasiões especiais e, após o seu consumo, podem até servir como itens decorativos”, observa a Quinta da Vacaria. Este néctar resulta de uma mistura de castas fermentadas em simultâneo – Barroca, Tinta Roriz e Touriga Francesa -, vinificadas em conjunto, em cubas de inox, e que passaram por um processo de estágio em pipos de 600 e 650 litros.

Ao mercado chegam 60 garrafas de Tawny 10 anos e 98 do de 20, que podem ser adquiridas na loja da adega da Quinta da Vacaria, online ou nos seus parceiros.

De cor castanha-avermelhada e um aroma com notas intensas de nozes, frutos deliciosamente amadurecidos e apontamentos de café, de chocolate e de caramelo amanteigado, o vinho do Porto Tanwy 10 anos da Quinta da Vacaria tem um “final de boca longo e elegante”, com notas frutadas, descreve a equipa de enologia. Por sua vez, o Porto de 20 anos, complexo e com notas de fruta madura e uma maior intensidade de fruta seca, na boca apresenta-se “levemente adocicado e suave”. A sua cor é dourada com algumas nuances vermelhas.

Em causa estão dois vinhos de excelência da secular Quinta da Vacaria, destinados a “todo o público apaixonado por um bom vinho do Porto”. “Era essencial termos uma garrafa com esta capacidade no nosso portfólio de Portos. Estamos certos de que farão muitas famílias felizes”, sublinha.

O Tawny 10 e 20 anos deve ser bebido no imediato, embora apresente, também, boas condições de guarda. Idealmente, aconselha-se que seja consumido a uma temperatura entre 10 e 12 graus.

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Sabe bem neste verão: a sugestão de João Nicolau de Almeida, enólogo da Quinta do Pessegueiro

João Nicolau de Almeida, enólogo da Quinta do Pessegueiro, sugere o Pessegueiro Vinha da Afurada 2023 “um vinho feito com uvas apenas da parcela à volta da adega da Quinta do Pessegueiro – A Vinha da Afurada, em Ervedosa do Douro, Cima Corgo”.

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Para ainda aproveitar os dias mais longos de setembro, João Nicolau de Almeida, enólogo da Quinta do Pessegueiro, sugere o Pessegueiro Vinha da Afurada 2023 “um vinho feito com uvas apenas da parcela à volta da adega da Quinta do Pessegueiro – A Vinha da Afurada, em Ervedosa do Douro, Cima Corgo”.

“Esta vinha foi plantada em 2011, praticamos uma viticultura biológica e a sua altitude varia entre os 550 e 580m e exposta a Sul”, conta o enólogo. “Graças à altitude das vinhas, é um vinho com mais acidez. A maturação do Rabigato nesta altitude é um desafio, por isso é muito interessante a conjugação da frescura do Rabigato com a maturação do Viosinho”. acrescenta.

“É um vinho a ser a ser apreciado neste momento e com potencial de guarda”, aconselha.

“O objetivo foi fazer um vinho de parcela. Um blend com percentagem igual de uma única parcela com duas castas históricas no Douro e perceber o equilíbrio existente entre a acidez do Rabigato e a maturação e estrutura envolvente na boca do Viosinho. A influência do terroir na produção desse vinho é a altitude que lhe confere acidez, mas a exposição a sul ajuda na boa maturação das uvas”, diz ainda João Nicolau de Almeida.

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