Nestlé leva às escolas a temática do desperdício alimentar
No primeiro ano em que se assinala o Dia Nacional da Sustentabilidade, a Nestlé Portugal renova a parceria com o Movimento Unidos Contra o Desperdício, que em três anos congregou […]

Hipersuper
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
No primeiro ano em que se assinala o Dia Nacional da Sustentabilidade, a Nestlé Portugal renova a parceria com o Movimento Unidos Contra o Desperdício, que em três anos congregou mais de três centenas de empresas e instituições em torno do combate ao desperdício alimentar em Portugal. “Combater o desperdício ao longo da sua cadeia de valor tem sido uma prioridade para a Nestlé, que este ano vai partilhar o seu conhecimento com as gerações mais novas, nas escolas do ensino pré-escolar e básico, através do seu programa de educação alimentar Nestlé por Crianças mais Saudáveis” sublinha a empresa em comunicado.
Presente nas escolas portuguesas desde 1999, este é um programa que promove estilos de vida saudáveis junto de crianças em idade escolar, professores e famílias e no ano letivo 2023/2024, que acaba de começar, e vai ter como temática principal a “alimentação saudável e sustentável”, com um foco particular na redução do desperdício alimentar.
“Para ajudar a evitar o desperdício alimentar a Nestlé tem implementado um conjunto de iniciativas práticas, tecnológicas e educativas, concebidas para ajudar a reduzir a perda e o desperdício de alimentos em 50% até 2030, o compromisso assumido a nível global para a sua cadeia de valor. É, por essa razão, muito importante sensibilizar as gerações mais novas para este tema e promover comportamentos que, numa escala familiar, possam ajudar a uma utilização mais eficiente dos alimentos”, refere Ana Leonor Perdigão, Nutrition, Health & Wellness Manager da Nestlé Portugal.
Segundo os dados mais recentes sobre o desperdício alimentar em Portugal, revelados em julho de 2022 pelo INE, tendo por base o ano de 2020, as famílias portuguesas desperdiçaram um total de 1,2 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, cerca de 124 quilos de comida, por habitante, um valor muito acima da média europeia.
A Nestlé, que tem esta temática inscrita na sua Agenda de Sustentabilidade, volta assim a associar-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, levando este ano às escolas e famílias a urgente sensibilização relativamente a este tema, com o propósito de ajudar à implementação de práticas mais sustentáveis no dia-a-dia, através de conteúdos pedagógicos e de um concurso de receitas sob o mote “Receitas com os pés assentes na terra”, no qual é valorizado o aproveitamento integral dos alimentos e das sobras, sempre através da preparação de refeições saborosas e saudáveis.
Alguns exemplos de iniciativas que a Nestlé está a levar a cabo para combater o desperdício alimentar, como o “Café Circular”, da Nestlé Professional, ou o “Reciclar é Alimentar”, da Nespresso, poderão ser vistos e consultados no stand com o qual a empresa estará presente no evento de lançamento desta terceira edição do Movimento, que vai decorrer já no próximo dia 29 de setembro, data em que se assinala o Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.