Portugueses sabem o que é pegada de carbono e dizem que pesa na decisão de compra
A pegada de carbono dos fornecedores e comerciantes tem influência na decisão de compra dos portugueses, conclui o estudo “Perceção da Sustentabilidade em Portugal’, realizado pela empresa especializada em serviços financeiros Mastercard
Rita Gonçalves
CONFAGRI saúda adiamento do Regulamento Anti Desflorestação
Mercadona abriu hoje em Évora
Lidl reforça meta de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050
Patente da portuguesa Nolita permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
IACA doa 30 toneladas de ração a produtores afetados pelos incêndios
Região dos Vinhos de Lisboa dá a provar 100 vinhos de 50 produtores no festival gastronómico Heróis do Mar
Gonçalo Santos Andrade: “Vamos fazer história!”
ACIBEV assinala campanha Vitævino com vídeos a destacar a importância do setor
Freeport Lisboa Fashion Outlet apoia Refood e acolhe novo centro logístico
A pegada de carbono dos fornecedores e comerciantes tem influência na decisão de compra dos portugueses, conclui o estudo “Perceção da Sustentabilidade em Portugal’, realizado pela empresa especializada em serviços financeiros Mastercard.
De acordo com os resultados do barómetro, a maioria dos portugueses (74%) diz estar familiarizada com o conceito de pegada de carbono, mas apenas 15% conhece a sua pegada de carbono. A grande maioria (87%) mostra interesse em saber qual o impacto ambiental das suas compras.
Segundo a mesma fonte, 80% dos portugueses são sensíveis à política de sustentabilidade dos comerciantes e fornecedores onde fazem as suas compras. Mais de metade (52%) revela que já deixou de comprar um produto devido a má reputação ou mau comportamento do fornecedor e comerciante em relação ao meio ambiente.
Quando inquiridos sobre a melhor maneira de obter a informação sobre a pegada de carbono dos produtos, a maioria considera que a forma mais eficaz é a disponibilização de um “semáforo” ou rótulo que mostre o valor das emissões de CO2 (43%).
Os entrevistados acreditam que as medidas que poderão ter maior impacto na redução da sua pegada de carbono são a reciclagem e a reutilização (65%), seguidas do consumo responsável (50%) e da menor produção de resíduos (46%).
Mas se a maioria dos portugueses está familiarizado com o termo pegada de carbono, o mesmo não sucede quando se fala de critérios de ESG – governança social, ambiental e corporativa. Apenas 8% dos portugueses conhecem estes critérios, indica o estudo.
O barómetro foi realizado no âmbito da campanha que está a ser lançada para apoiar a iniciativa Priceless Planet Coalition, iniciada em 2020 pela Mastercard, que tem como objetivo a reflorestação de diversas zonas do globo, incluindo em Portugal, e que prevê a plantação de 100 milhões de árvores até 2025.