FMCG Homepage Newsletter

EFSA e ASAE juntas em campanha para combater desperdício alimentar

Por a 30 de Agosto de 2023 as 15:25

EFSA_Post 1-1_Food Waste_PT (2)Um total de 10% do desperdício alimentar na União Europeia está relacionado com a marcação da data nos produtos alimentares, de acordo com um estudo da Comissão Europeia, de 2018, citado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), que estima que sejam desperdiçadas em Portugal, por ano, 1.000.000 toneladas de alimentos.

A EFSA e a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica)  lançaram uma campanha de comunicação, designada #EUChooseSafeFood, que alerta para a pertinência que este conhecimento tem no desperdício alimentar.  A resposta está na embalagem.

No caso da informação “consumir até..”, o alimento não está próprio para consumo após o dia referido. Já a informação “consumir de preferência antes de” tem outra conotação que diz respeito à qualidade. “Tal significa que, após a data indicada, o alimento pode ser consumido, ainda que a textura ou o sabor possam estar alterados. Por norma, encontra-se em produtos com uma maior durabilidade e que, após a data indicada, não têm necessariamente de ser desperdiçados”, explica a EFSA, em comunicado.

“Ao estarmos conscientes desta importante diferença, sabemos o que devemos deitar fora, quando o alimento representa um efetivo risco para a saúde e o que ainda podemos consumir em segurança”, afirma Filipa Melo de Vasconcelos, subinspetora-geral da ASAE, citada no mesmo comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *