Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Vendas online estagnam

Por a 4 de Agosto de 2023 as 17:27

As vendas online estagnaram durante o segundo trimestre de 2023, revela o mais recente relatório Shopping Index da Salesforce, relativos ao segundo trimestre do ano, que analisa os comportamentos de compra a nível mundial, com dados de mais de 1,5 mil milhões de consumidores em todo o mundo.

Os dados apontam para uma tendência de subida do e-commerce face ao trimestre anterior, embora as compras tenham estagnado a nível global. O relatório indica também que, por um lado, o tráfego digital aumentou 3%, mas os gastos dos consumidores caíram na mesma proporção.

Se, por um lado, o comércio digital recuou 1% no primeiro trimestre do ano, o segundo trimestre já poderá ser indicativo de uma ligeira retoma. Dados globais apontam para a estagnação, mas a Europa já mostra sinais de poder estar a caminhar para a recuperação, com os resultados do primeiro trimestre mostrarem estabilização, mas com boas notícias a chegarem no segundo trimestre, com as vendas online a crescerem 1% em toda a região, com Alemanha (+3%), França (+3%) e Espanha (+11%) a apresentarem forte crescimento positivo.

O Reino Unido, no entanto, ainda enfrenta desafios económicos, com vendas online a caírem 3% face ao período homólogo. Embora o Reino Unido ainda tenha um caminho difícil pela frente, o resto da Europa parece estar a caminhar para um crescimento de vendas online.

Após um primeiro trimestre de 2023 marcado por um decréscimo do valor médio por compra na ordem dos 19%, passando de 3,12 dólares no quatro trimestre do ano passado, para 2,54 dólares no primeiro deste ano, o segundo trimestre já mostra sinais positivos, com o valor médio por compra a subir para os 2,77 dólares (+9%).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *