Auchan compra toda a operação do Grupo Dia em Portugal num investimento que ronda os 155 milhões de euros
Acordo abrange 489 Lojas da insígnia Minipreço e Mais Perto, em próprio ou franchisado, três armazéns, além dos contratos, licenças e ativos necessários para a operação.

Hipersuper
AJAP alerta para a necessidade de intensificar o apoio aos Jovens Agricultores
Lidl chega a Mértola
Luís Simões e Reta distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024
Loja da Primark no Centro Comercial Alegro Sintra reabre e é a segunda no país com caixas self-checkout
Mercadona abre em Santa Iria de Azóia
Retail Mind expande a operação na América Latina
Continente Food Lab lança nova seleção de produtos em linha com as tendências mundiais
Quartel Electrão atribuiu mais de 316 mil euros às associações aderentes
Cláudia Azevedo diz que 2024 foi um ano memorável para a Sonae
Vendas da dona do Pingo Doce cresceram 9,3%, para os 33,5 mil milhões de euros
A Auchan Portugal acordou com o Grupo Dia a aquisição de 100% da sua operação em Portugal. O perímetro da operação inclui as 489 Lojas da insígnia Minipreço e Mais Perto, em próprio ou franchisado, três armazéns, além dos contratos, licenças e ativos necessários para a operação. A transação – com um valor de investimento de cerca de 155 Milhões € – está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência e prevê-se a sua conclusão nos meses seguintes.
O acordo entre Auchan e a Dia estabelece a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço, e prevê o reforço da posição da Auchan no formato de proximidade, graças à grande capilaridade da insígnia Minipreço em todo o país.
O Grupo Dia aposta em sair deste mercado para se centrar no seu foco estratégico, a distribuição alimentar de proximidade, nos países onde tem uma posição de relevância que lhe permita estabelecer a sua proposta de valor com a ambição de ser a Loja de bairro e online favorita dos clientes.
“Como demonstram os resultados, entramos numa fase de consolidação do crescimento e o nosso objetivo é que a Dia se concentre nos países onde tem potencial de crescimento. Para isso é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo Dia”, refere Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia, em comunicado. “A decisão de vender o nosso negócio em Portugal não foi fácil, mas é a acertada para centramos os nossos esforços nos mercados onde somos mais relevantes e temos capacidade de crescer com uma única insígnia, Dia.” acrescenta.
“Esta aquisição representa uma forte aposta da Auchan, ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de franchising, que é um dos pontos fortes do Minipreço. O cliente terá uma proposta completa e próxima, em todos os canais e serviços, com uma oferta variada, com forte aposta nos produtos frescos, na saúde, no preço e em todas as soluções para o dia-a-dia das famílias portuguesas. É uma solução vencedora para todas as partes: empresas, equipas, parceiros e clientes. Com todos, vamos construir uma empresa forte e de futuro”. sublinha o Diretor-Geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid.