Algoritmo Pleez “salva” restaurantes das plataformas de delivery dos prejuízos de agosto
Gerentes têm acesso a dados provenientes praticamente em tempo real da Uber Eats, Bolt Food e Glovo, o que lhes permite tomar decisões mais informadas sobre gestão da oferta.

Hipersuper
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
Desde abril de 2022 que o algoritmo da Pleez tem sido a alavanca perfeita para os restaurantes com presença nas plataformas de delivery aumentarem as vendas durante todo o ano. Mas, segundo a Pleez, é em agosto que ele faz ainda mais diferença.
“Isto porque esta ferramenta única na Europa ajuda a diminuir prejuízos típicos daquele que é considerado o pior mês para estes pedidos online, dado que os portugueses, como estão de férias, tendem a fazer refeições em casa ou fora, evitando estas entregas” pode ler-se no comunicado enviado pela start-up 100% nacional de food-tech criada em 2020.
Segundo a Pleez, a explicação para o sucesso é simples: num dashboard, os gerentes dos restaurantes têm acesso não só a dados (maioritariamente em tempo real) como também a recomendações da Pleez sobre como aumentar a performance, as quais são baseadas nesses mesmos dados. E é esta informação diferenciada que lhes permite tomar decisões mais fundamentadas no que toca à gestão da sua oferta.
“Ao ter acesso praticamente ao minuto a informação sobre a concorrência, sobre o mercado e sobre os hábitos de consumo, o administrador — com base nas recomendações da Pleez — pode acionar promoções/descontos, mudar preços, criar campanhas de marketing, inserir pratos mais adequados à estação do ano”, sublinha o CEO Afonso Pinheiro.
Que acrescenta: “O que fizemos foi aproveitar os dados ‘por detrás’ dos menus de delivery que as plataformas e os restaurantes não usavam e apresentar os mesmos num só ‘local’ (o dashboard), garantindo ao nosso cliente ter conteúdos 360º e atualizados do mercado onde atua.”
Recorde-se que a Pleez revolucionou durante a pandemia o mercado com os seus menus digitais, centrando-se desde 2022 no produto algoritmo/dashboard, com o qual marca presença em Portugal e em Espanha. Em pouco mais de um ano, nestes dois mercados, a Pleez conta com mais de 400 restaurantes como clientes, forneceu mais de 15 mil recomendações e já ajudou a acionar mais de 1 milhão de pedidos e 28 milhões de vendas.