Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

Inflação abranda para 3,1% em julho

Por a 31 de Julho de 2023 as 9:39
supermercado

Há nove meses que a taxa de inflação está a desacelerar. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 3,1% em julho de 2023, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior.

Esta descida está parcialmente associada a um decréscimo de preços verificado na classe dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 4,7% (5,3% no mês precedente). A variação do índice relativo aos produtos energéticos ter-se-á fixado em -15,0% (-18,8% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá desacelerado para 6,9% (8,5% em junho)” avança o INE.

O INE revela ainda que , comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC terá sido -0,4% (0,3% em junho e nula em julho de 2022).
Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 7,3% (7,8% no mês anterior).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 4,3% (4,7% no mês precedente).

Os dados definitivos referentes mês de julho de 2023 serão publicados no próximo dia 10 de agosto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *