Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

INE confirma inflação de 4% em maio

Por a 14 de Junho de 2023 as 12:27
supermercado

O INE confirmou a desaceleração da inflação em maio para 4%, justificada por um efeito de base e pela medida do IVA Zero. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira, é o sétimo mês consecutivo de abrandamento.

“Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços da eletricidade, do gás e dos produtos alimentares verificado em maio de 2022. A isenção de IVA num conjunto de bens alimentares essenciais também contribuiu para a desaceleração registada em maio, estimando-se um impacto sobre a variação do IPC total de cerca de 0,8 p.p.” explica o INE.

“O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 5,4% (6,6% em abril). A variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -15,5% (-12,7% no mês precedente) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados desacelerou para 8,9% (14,1% no mês anterior)” pode ler-se também.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *