Marcas Portugal_3

O sucesso luso na McDonald’s

Por a 7 de Junho de 2023 as 13:01
Mendes Gonçalves

A opção por produtos e marcas portuguesas é também relevante em grandes empresas internacionais. A cadeia mundial de restaurantes de fast food McDonald’s é um dos exemplos de sucesso.
Os números são impressionantes: a McDonald’s adquiriu mais de 14 mil toneladas de produtos e ingredientes produzidos em Portugal, em 2022.
A implementação da McDonald’s no mercado português, que abriu o primeiro restaurante no país em 1991, tem sido caracterizada pela permanente adaptação do portfólio de produtos ao gosto do consumidor local, bem como pelo contínuo investimento em parcerias com produtores e fornecedores em Portugal.
Segundo dados fornecidos recentemente, cerca de 40% do total de compras (em valor) ao nível de matéria-prima são feitas a parceiros portugueses, sendo mais de 30 os fornecedores nacionais que abastecem os 195 restaurantes McDonald’s em Portugal, tendo em 2022 o total de ingredientes e produtos nacionais adquiridos em Portugal ultrapassado as 14 mil toneladas. A acrescentar, e na área de bens e serviços, são hoje já mais de 700 as empresas portuguesas que trabalham com a McDonald’s Portugal, representando cerca de 70% do total de compras efetuadas pela marca no país.
O tomate fresco fatiado, proveniente do Oeste, produzido pela Campotec, que fornece também cebola fresca e Maçã de Alcobaça, a alface iceberg, saladas, e mini cenouras, fornecidas pela Vitacress, e o ketchup, produzido pela Italagro (Grupo HIT) a partir de tomate cultivado na zona do Ribatejo, são alguns dos exemplos de produtos portugueses e de origem portuguesa
A saladas Mista, Oceânica e Campestre (fornecidas pela Vitacress), a sopa de grão e espinafres (da Estêvão Luís Salvador), o Caldo Verde e os cremes de legumes e de ervilhas (das Sopas Graciete), têm também origem lusa.
O café e descafeinado são da Delta Cafés, o fiambre é fornecido pela Nobre, o pão alentejano fatiado e pão de cereais pela Panike, e o leite e a manteiga são provenientes dos Açores, fornecidos pela Bel Portugal (Terra Nostra).
O sucesso destas opções da McDonald’s Portugal é tal que já ultrapassou os pontos de venda nacionais e as marcas portuguesas já dão cartas lá fora. A Casa Mendes Gonçalves, empresa portuguesa de molhos, vinagres e condimentos, sedeada na Golegã, foi a escolhida para produzir alguns dos molhos da cadeia internacional McDonald’s em Israel. A detentora de marcas como Paladin, Peninsular e Dona Pureza, já produz para a McDonald’s Portugal desde 2012, na sequência da crescente aposta da McDonald’s em fornecedores locais e agora, da Golegã para Israel, são agora produzidas maioneses e outros molhos com assinatura nacional num total de 10 referências, tanto de cozinha como de balcão. Em 2022, a Casa Mendes Gonçalves produziu mais de 184 Milhões de unidades para a McDonald’s Israel.
A Casa Mendes Gonçalves está também presente na McDonald’s Marrocos, e realizou alguns in&out com a McDonald’s Roménia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *