Phenix
Startup Phenix estima salvar mais de 13 mil toneladas de alimentos e 30 milhões de refeições
Em Portugal, por ano, são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos, o que representa 17% da produção anual e 97 kg por habitante. São cada vez mais as empresas […]
![Hipersuper](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/hiper_user-120x120.png)
Hipersuper
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Em Portugal, por ano, são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos, o que representa 17% da produção anual e 97 kg por habitante. São cada vez mais as empresas que trabalham com um só objetivo: o de reduzir o desperdício alimentar. E é com esta missão que a Phenix está, desde 2016, a atuar em Portugal.
Numa altura marcada pela inflação e consequente perda do poder de compra, a Phenix reforça a sua solução ‘Phenix Connect’, uma plataforma que gere as doações de fabricantes, retalhistas e empresas a instituições de solidariedade social. Só em 2022, apoiou mais de 100 mil famílias, com doações no valor de 30 milhões de euros. No total, foram mais de nove mil toneladas de alimentos doados, mais de 18 milhões de refeições e 63 mil toneladas de Co2 salvos.
Já este ano, a Phenix, que trabalha com empresas como a Sonae e o Grupo Brisa, prevê um crescimento de clientes e parceiros na ordem dos 200% face a 2022 e, consequentemente, um crescimento de 35% de valor doado. Importa ainda referir que a Phenix é parceira em Portugal de mais de 1.300 associações beneficiárias de norte a sul do país sendo que, com o crescimento previsto no número de clientes e parceiros, prevê aumentar em 50% este número.
“A missão da Phenix é agir contra o desperdício, oferecendo soluções humanas e digitais eficazes que beneficiem todos. Somos os únicos em Portugal (e na Europa) a oferecer estas soluções e, numa altura de inflação, são cada vez mais as famílias que dependem deste tipo de doações. Por outro lado, estamos verdadeiramente entusiasmados com as nossas previsões para 2023. Acreditamos que vamos dar um grande passo na luta contra o desperdício e ajudar cada vez mais famílias” sublinha Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.
Depois de, em 2022, ter atingido os três milhões de euros de faturação, a empresa prevê atingir a meta dos quatro milhões de euros, em 2023. Já a nível internacional, a empresa francesa com presença em França, Portugal e Espanha, espera atingir 17 milhões de euros, mais cinco milhões de euros quando comparado com o valor atingido em 2022.