Startup Phenix estima salvar mais de 13 mil toneladas de alimentos e 30 milhões de refeições
Em Portugal, por ano, são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos, o que representa 17% da produção anual e 97 kg por habitante. São cada vez mais as empresas […]

Hipersuper
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Em Portugal, por ano, são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos, o que representa 17% da produção anual e 97 kg por habitante. São cada vez mais as empresas que trabalham com um só objetivo: o de reduzir o desperdício alimentar. E é com esta missão que a Phenix está, desde 2016, a atuar em Portugal.
Numa altura marcada pela inflação e consequente perda do poder de compra, a Phenix reforça a sua solução ‘Phenix Connect’, uma plataforma que gere as doações de fabricantes, retalhistas e empresas a instituições de solidariedade social. Só em 2022, apoiou mais de 100 mil famílias, com doações no valor de 30 milhões de euros. No total, foram mais de nove mil toneladas de alimentos doados, mais de 18 milhões de refeições e 63 mil toneladas de Co2 salvos.
Já este ano, a Phenix, que trabalha com empresas como a Sonae e o Grupo Brisa, prevê um crescimento de clientes e parceiros na ordem dos 200% face a 2022 e, consequentemente, um crescimento de 35% de valor doado. Importa ainda referir que a Phenix é parceira em Portugal de mais de 1.300 associações beneficiárias de norte a sul do país sendo que, com o crescimento previsto no número de clientes e parceiros, prevê aumentar em 50% este número.
“A missão da Phenix é agir contra o desperdício, oferecendo soluções humanas e digitais eficazes que beneficiem todos. Somos os únicos em Portugal (e na Europa) a oferecer estas soluções e, numa altura de inflação, são cada vez mais as famílias que dependem deste tipo de doações. Por outro lado, estamos verdadeiramente entusiasmados com as nossas previsões para 2023. Acreditamos que vamos dar um grande passo na luta contra o desperdício e ajudar cada vez mais famílias” sublinha Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal.
Depois de, em 2022, ter atingido os três milhões de euros de faturação, a empresa prevê atingir a meta dos quatro milhões de euros, em 2023. Já a nível internacional, a empresa francesa com presença em França, Portugal e Espanha, espera atingir 17 milhões de euros, mais cinco milhões de euros quando comparado com o valor atingido em 2022.