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Miguel Salgueiro (Nextbitt): “Trabalhamos com centenas de lojas e estamos a ganhar mais negócios no retalho”

Por a 23 de Maio de 2023 as 9:52

Miguel Salgueiro, Chief Business Officer (CBO) da Nextbitt, passou pela Sacoor e pelos grupos WPP e Malo, até que, em 2015, cofundou com André Calixto (CEO) e Pedro Morais (CTO) a empresa portuguesa de software especializada na gestão de ativos físicos. Em entrevista ao Hipersuper, faz um balanço dos sete anos de atividade da Nextbitt e fala sobre a intenção de crescer, concretamente no setor do retalho, e da aposta na internacionalização.

A Nextbitt nasceu em 2015 pela mão do Miguel e de Pedro Morais e André Calixto. Em que contexto fundaram a empresa?

A Nextbitt surgiu da boa vontade e da experiência de três sócios especializados em três áreas diferentes e que se complementam. O Pedro Morais na área de tecnologias de informação e programação, o André Calixto na área de consultadoria e implementação de projeto e eu na área de networking e comercial. Na altura, eu trabalhava numa empresa na área da saúde e era cliente dos dois na Glintt. Desenvolvemos cumplicidades, pensamentos comuns e ambições cruzadas. Em 2015, fruto das mudanças de vida e dinâmicas dos negócios, fundámos a Nextbitt.

Como se caraterizava, então, o setor de gestão de ativos físicos?

A gestão de ativos físicos era setor pouco dinamizado. Existia um gap grande entre dois tipos de oferta: pequenas empresas portuguesas de software que já tinham muitos anos deste mercado, mas estavam poucos dinamizadas, depois havia as grandes tecnológicas, como a SAP e a IBM, entre outras. Entendemos que, entre estas duas realidades, havia uma área que podíamos explorar e onde nos poderíamos posicionar, no mercado enterprise, com uma oferta focada nas grandes companhias nacionais e internacionais.

Escolheram logo a Microsoft como parceiro?

Sim, se queríamos ganhar negócio nas grandes empresas em Portugal tínhamos de apostar numa tecnologia para programar que permitisse uma forte capilaridade e incluísse cloud logo de início. Escolhemos a Microsoft porque é líder mundial, tem um conhecimento grande em todo o mundo e porque tivemos desde cedo uma grande ambição na internacionalização do negócio. Foi uma aposta ganha, passado um ano e meio de montarmos a empresa tivemos em Washington, EUA, a receber o prémio de parceiro da Microsoft. E passado mais um ano e meio fomos a Las Vegas receber outro prémio. Isto deu-nos visibilidade e credibilidade.

Em que consiste a parceria?

Temos uma plataforma própria, desenvolvida totalmente por nós, e programamos em tecnologias Microsoft. Depois, dentro da nossa oferta usamos a cloud azur da Microsoft para oferecer uma solução integrada, pronta a usar em qualquer parte do mundo, basta para isso acesso à internet.

Quais as grandes empresas em Portugal para as quais fazem gestão de ativos físicos?

Nos primeiros dois, três anos conquistámos empresas como a Vodafone, a Brisa e a Fundação Champalimaud, por exemplo. Depois, começámos a entrar no retalho, com a Sonae Fashion, com insígnias como a Salsa, a Mo, a Zippy, depois, mais tarde, com a Sonae MC, com as marcas Modelo e Continente. Trabalhamos também muito no retalho especializado e com os centros comerciais.

Depois, começámos a focar-nos muito nos líderes das diferentes indústrias. Porque é que pensamos assim? Porque se queremos internacionalizar de uma forma sólida, temos de trabalhar com as empresas com uma maior dispersão geográfica dos seus ativos.

Como é que a tecnologia faz a gestão dos edifícios?

A Nextbitt sempre se definiu como uma tecnologia integradora que permite ao utilizador olhar para uma única solução que fala com diferentes edifícios, hardware e software, e disponibiliza um dashboard com informação em tempo real, a partir de diferentes origens.

Para ter uma ideia, na EDP estamos a falar na gestão de 250 edifícios que estão cadastrados na Nextbitt com milhares de utilizadores.

E na área do retalho?

Atualmente, trabalhamos com centenas de lojas e estamos a ganhar cada vez mais negócio dentro deste setor. Quando, em 2015, montámos a empresa não só não havia um meio termo entre empresas mais pequenas, muito focadas apenas numa área de negócio, e as grandes multinacionais, como a gestão de ativos físicos era uma área pouco explorada. Por isso, a Nextbitt criou uma tecnológica focada em asset managment mas também na componente de facilities. Porque no nosso entendimento disponibilizamos uma tecnologia que congrega todas as valências que o gestor de edifícios precisa e que são as áreas prioritárias da sua empresa.

Miguel SalgueiroNextbittUma cadeia com centenas de supermercados por exemplo pode gerir todos os ativos a partir da vossa plataforma.

Sim, imagine um grupo com 500 supermercados. Pode cadastrar todas as lojas na plataforma, ou seja, representar as instalações e o seu recheio, monitorizar consumos de água, eletricidade e gás, assim como fazer evidências de qualidade do ar, temperatura, CO2 e de resíduos, entre outros. Além disso, a plataforma monitoriza os tempos de resposta entre quem pede uma tarefa e quem tem de a desempenhar, numa lógica de manutenção, por exemplo. Ajudamos a monitorizar o trabalho de manutenção dos prestadores de serviços.

Que equipamento utilizam para fazer a monitorização?

Colocamos sensores ou ligamos a nossa tecnologia a sensores já disponíveis. Desta forma, conseguimos monitorizar o consumo de energia, da água e do gás, conseguimos medir a temperatura, a qualidade do ar, e um conjunto de parâmetros obrigatórios legalmente. Conseguimos dar resposta aos desafios da pegada carbónica, materializando indicadores em KPI [indicadores de desempenho] ao abrigo da lei implementada pela comunidade europeia.

Ajudamos a gerir todas as atividades de manutenção de edifícios, como a limpeza, a segurança, o catering, a jardinagem, entre outros serviços, através da nossa plataforma e da aplicação mobile para smartphone que trabalha também offline.

A solução permite também ter um maior controlo sobre os custos?

Sim, a aplicação permite às administrações das empresas um controlo assertivo dos custos que estão a ter, em tempo real. Podem, por exemplo, ter acesso a evidências sobre se estão a gastar mais ou menos por metro quadrados em lojas com semelhanças comerciais e tomar decisões relacionadas com máquinas problemáticas, sobre se merecem um investimento de reparação ou estão obsoletas.

Com os aumentos do custo da energia na ordem do dia, a nossa tecnologia ajuda a monitorizar o consumo de energia ou a alarmística da energia em tempo real. Ou seja, se houver um pico de tensão a plataforma dispara um ticket diretamente para o prestador de serviço. É todo um ecossistema que antigamente era manual na gestão de edifícios e hoje passou a ser todo digital.

Estamos a falar de ganhos de eficiência operacional e redução de custos. Além disso, as empresas passaram com a nossa tecnologia a ter o seu cadastro numa única plataforma.

Qual o modelo de negócio da Nexbitt?

Temos um modelo de licenciamento SaS no qual disponibilizamos a tecnologia, mas depois temos as equipas de consultadoria que ajudam a fazer o workflow e a desenhar os processos. Imagine, pegamos nas 450 plantas das lojas, representamo-las na plataforma, os pisos, as áreas, todas as máquinas e sensores, logo aqui há uma vantagem porque as empresas conseguem ter uma visão corporativa dos seus ativos físicos. Inventariar é a primeira fase.

Depois, temos equipas complementares que fazem todo o inventário das lojas, carregando na plataforma um histórico do que existe. Todos os equipamentos são fotografados (marca, modelo e número de série) e carregados na aplicação.

Temos a componente de analytics que, com a base que temos hoje, permite estar na linha da frente para de sustentabilidade ambiental, compliance e recursos humanos.

Com os dados disponíveis na plataforma, as empresas conseguem calcular a pegada de carbono?

Exatamente. Como montamos projetos desde 2015 e a obrigatoriedade legal de as empresas fazerem evidências de sustentabilidade é recente, entendemos estar na linha da frente porque já temos o cadastro, a sensorização e registamos os dados em tempo real. Em muitos casos este trabalho é feito manualmente. Ou seja, os diferentes gestores de edifícios dão por email à área corporativa de sustentabilidade estes indicadores, o que nós fazemos é ligar os quadros elétricos à plataforma que, por sua vez, vai “escrever” no relatório de sustentabilidade.

Já iniciaram a internacionalização?

Estamos a apostar muito no mercado espanhol, onde estamos a crescer, também no setor retalho. À boleia das insígnias da Sonae, alavancamos o nosso negócio na internacionalização. Estamos a negociar com algumas cadeias no mercado brasileiro também.

Em 2022, receberam cinco milhões de euros da sociedade Explorer Investments para acelerar a internacionalização e a sustentabilidade. Onde aplicaram o dinheiro?

O investimento entrou na empresa em setembro e está a ser investido na internacionalização da empresa, reforçando todas as áreas de competência dentro da organização. Estamos a contratar 60 pessoas. Vamos ter atividade com presença física em Espanha. E estamos a avaliar Inglaterra e França, entre outros países europeus. 

Faturaram, em 2021, três milhões de euros. Qual a evolução no ano passado?

O volume de negócios cresceu 20%, em termos homólogos, mas não podemos esquecer que angariamos cinco milhões. Não é faturação mas não podemos desassociar desta entrada de capital que é investimento que vai duplicar ou triplicar em rentabilidade.

Qual a previsão de crescimento para 2023?

Temos como objetivo ultrapassar os quatro milhões de euros.
*Entrevista originalmente publicada na edição 413 do Hipersuper

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