Distribuição Hipersuper Homepage

Já se sabe qual é o texto vencedor da 10ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Por a 23 de Maio de 2023 as 10:14

Já foi o escolhido o texto vencedor da 10ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce:  “O Livro que não sabia o que queria ser”, escrito por Márcio Martins, foi a história selecionada pelo júri entre as mais de três mil candidaturas que foram recebidas e avaliadas por um painel de jurados, constituído por Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi, Violante Magalhães e Sara Miranda (em representação do Grupo Jerónimo Martins),

Para criar esta história, o autor inspirou-se no mundo incrível da imaginação das crianças e na elasticidade das suas vontades. A mensagem patente, para os leitores e para o filho, é que a liberdade deve ser fomentada entre os mais novos e que todos “podemos ser várias coisas ao mesmo tempo”.

Márcio-Martins_vencedor-PLI“Estou muito feliz, obviamente. Como muitos outros pais, com o nascimento do meu filho descobri, e em alguns casos, redescobri, o maravilhoso mundo da literatura infantil. E, desde então, que desejava escrever, e escrever-lhe, um livro. Por isso, não podia estar mais contente. E desejoso de lhe ler o livro. Esta é a minha espécie de homenagem e declaração de amor ao meu filho, aos livros e à literatura, e ao poder da imaginação e da criatividade”, sublinha Márcio Martins, em comunicado.

Em nome do coletivo do júri, David Machado justifica a escolha: “É uma narrativa divertida, que reflete sobre si mesma interpelando o universo das histórias infantis clássicas e questionando a rigidez das suas categorias, regras e convenções. É também um texto sugestivo do ponto de vista visual, que apela à imaginação e convida à liberdade criativa”.

Esta terça-feira, dia 23 de maio, abrem as candidaturas para a categoria de ilustração da 10ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, que terminam a 29 de junho, sendo o vencedor revelado a 25 de julho.

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce reúne, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50.000 euros repartido igualmente pelos dois vencedores (autor e ilustrador).

A promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do Pingo Doce, que há mais de uma década desenvolve conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 490 títulos exclusivos lançados e mais de dois milhões de livros entregues às famílias portuguesas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *