Destaque Homepage Newsletter Produção

Fileira da cortiça ultrapassa faturação de dois mil milhões de euros em 2022

Por a 19 de Maio de 2023 as 14:35

A faturação da fileira da cortiça alcançou 2.010 milhões de euros no mercado nacional no ano passado, valor que corresponde a um crescimento de 8,6% face ao ano anterior.

Segundo a análise setorial da Informa D&B, a fabricação de rolhas foi a atividade com melhor desempenho, tendo registado um crescimento próximo dos 20% para  1.095 milhões de euros.

No mesmo ano, as exportações da fileira cifraram-se em 1,2 mil milhões de euros, mais 8% do que no ano anterior. As rolhas de cortiça natural cilíndricas são o principal produto exportado, representando cerca de 37% do valor total.

França manteve-se como o principal mercado externo para as empresas do setor, com um peso de cerca de 20% nas exportações totais. Entre os destinos comunitários mais relevantes destacaram-se também Espanha e Itália, com quotas de 16% e 11%, respetivamente.

O número de empresas da indústria da cortiça está em queda desde 2015. Em 2020, existiam 816 empresas. Aproximadamente 30% destas empresas dedicam-se à preparação da cortiça, enquanto os fabricantes de rolhas representam cerca de 60%. Um total de 12%  fabricam outro tipo de produtos.

A distribuição geográfica dos operadores apresenta uma grande concentração na zona norte de Portugal, onde estavam sediadas 84% das empresas em 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *