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José Oliveira (DS Smith): “Produtos comercializados em packaging pouco sustentável correm sérios riscos comerciais”

A DS Smith vai lançar duas soluções de embalagem este ano. Em discurso direto, José Oliveira, country sales, marketing & innovation director, fala sobre os novos projetos que dão resposta às duas grandes tendências deste setor: sustentabilidade e ecommerce

Rita Gonçalves
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José Oliveira (DS Smith): “Produtos comercializados em packaging pouco sustentável correm sérios riscos comerciais”

A DS Smith vai lançar duas soluções de embalagem este ano. Em discurso direto, José Oliveira, country sales, marketing & innovation director, fala sobre os novos projetos que dão resposta às duas grandes tendências deste setor: sustentabilidade e ecommerce

Rita Gonçalves
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DSSmith_José OliveiraA DS Smith vai lançar duas soluções de embalagem este ano. Em discurso direto, José Oliveira, country sales, marketing & innovation director, fala sobre os novos projetos que dão resposta às duas grandes tendências deste setor: sustentabilidade e ecommerce.

Que inovações apresentam no portefólio de embalagens?

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As mais recentes inovações estão direcionadas, sobretudo, para a necessidade de substituição dos plásticos problemáticos e para dar resposta ao crescimento exponencial do e-commerce.

No que diz respeito à substituição dos plásticos, a Ecovete, uma solução 100% reciclável, desenvolvida em Portugal para o setor hortofrutícola, é um dos exemplos mais recentes, a par de outros, como as soluções para peixe e marisco, otimizadas para o transporte de produtos frescos desde a lota até ao ponto de venda, assim como para os envios de compras online.

No caso do e-commerce, o crescimento deste canal tem vindo a conferir uma maior relevância ao packaging de cartão canelado e esse tem sido igualmente um desafio, no sentido de criar soluções à medida das necessidades dos clientes e que garantam a proteção dos produtos, melhorem a experiência de compra, potenciem a imagem da marca e permitam a comunicação com o utilizador final.

Dispomos de ferramentas, processos, instalações de teste e dos serviços necessários para apoiar a expansão ou transição dos nossos clientes para as vendas online, assim como adaptar as suas soluções de packaging ao ambiente de e-commerce.

Adicionalmente, no ponto de venda, os nossos displays são também, por natureza, uma inovação permanente, desenvolvidos à medida das necessidades de comunicação das marcas e da apresentação dos bens de consumo. Além de serem elementos de comunicação distintivos, refletem o nosso empenho em procurar formas inovadoras para ajudar os clientes a aumentarem as vendas e, simultaneamente, reduzirem o impacto no planeta com soluções promocionais sustentáveis.

Vão apresentar novidades este ano? Pode levantar a ponta do véu?

Iremos apresentar brevemente uma solução inovadora de packaging para embalagens primárias autoportantes. É uma embalagem agrupadora de bricks (conhecida no setor como wraparound), cujas características permitem diminuir a quantidade de fibras utilizadas e proteger a embalagem primária, ao evitar a deformação causada pelo empilhamento. Assim, a nova solução contribui de forma significativa para diminuir os custos da cadeia de fornecimento e reduzir as emissões de CO2.

Uma outra novidade destina-se ao canal de e-commerce e vem substituir os tradicionais envelopes de plástico. Trata-se de envelopes em papel que se adaptam ao volume do conteúdo e incluem papel bolha para acondicionar os produtos no interior. Além da proteção e da facilidade de utilização, os envelopes destacam-se pelo facto de serem uma alternativa sustentável, o que se enquadra nos nossos objetivos de desenvolver soluções que minimizem a utilização de plásticos neste setor.

Quais as principais tendências no mercado de embalagens?

A sustentabilidade é uma das grandes tendências. Os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços sustentáveis e, em simultâneo, têm a expetativa de que as empresas reduzam radicalmente o seu impacto no meio ambiente.

São cada vez mais as marcas comprometidas com objetivos focados na circularidade e sustentabilidade do seu packaging. Atualmente, qualquer produto comercializado num packaging pouco sustentável corre sérios riscos comerciais, como demonstrou um estudo que realizámos com a Ipsos Mori, segundo o qual 29% dos consumidores na Europa e 39% em Portugal já deixaram de comprar a determinadas marcas porque o seu packaging não era sustentável.

A personalização do packaging é também cada vez mais determinante para as marcas, pois contribui para captar a atenção e garante a diferenciação entre a concorrência. Uma das ferramentas mais eficazes e versáteis para o conseguir é a impressão digital.

Porquê?

Esta técnica permite obter soluções personalizadas, com alta qualidade de imagem, que ajudam a divulgar a mensagem da marca, ao possibilitar a impressão em função de campanhas ou épocas, cross-selling e ações promocionais, por exemplo, melhorando a experiência do cliente e acrescentando valor ao produto.

Outra das tendências é o packaging inteligente, que promove a interação com os consumidores. As marcas utilizam o packaging como um meio de comunicação, através do qual as pessoas se conectam por meio de códigos QR, NFC (Near Field Communication – tecnologia sem fios de curto alcance) e AR (Realidade Aumentada) para aceder a promoções e ofertas, histórias da marca ou dos produtos, entre outras informações adicionais.

Que iniciativas estão a levar a cabo no âmbito da economia circular e ação climática na área operacional e de produto?

Operamos um modelo de negócio circular, ajudando os clientes a fechar o ciclo através de um melhor desenvolvimento dos seus produtos, de modo a serem reutilizados e reciclados. Fomos pioneiros na criação de um conjunto de métricas de design circular, que integramos em todas as fábricas de packaging, o que permite medir o desempenho de sustentabilidade de todos os nossos designs, graças a oito indicadores, entre os quais a pegada de carbono, a capacidade do produto para ser reutilizado e o nível de otimização para a cadeia de fornecimento. Com base nestas ferramentas e princípios, temos vindo a incentivar os clientes a adotarem soluções que contribuem para eliminar os resíduos e a poluição, manter os materiais em uso durante mais tempo e regenerar os sistemas naturais.

No ano fiscal 2021/2022, alcançámos o objetivo de produzir embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis. Entre outros objetivos, até 2030, pretendemos que todo o packaging seja reciclado ou reutilizado e iremos otimizar cada fibra para cada cadeia de fornecimento.

No plano operacional, até 2030, iremos reduzir em absoluto as nossas emissões de CO2e  por tonelada de produção em 46% comparativamente com 2019 e pretendemos alcançar zero emissões de carbono até 2050. Para isso, estamos a realizar investimentos estratégicos em fontes de energia renováveis, eletricidade verde e eficiência energética.

Adicionalmente, pretendemos manter a certificação FSC (Forest Stewardship Council) nas nossas fábricas, assim como manter a certificação de gestão florestal de todas as florestas.

Em termos de inovação, quais são as prioridades?

Temos vindo a impulsionar a inovação com o objetivo de conceber soluções nas quais se utilizam menos fibras, e de otimizar o packaging para a cadeia de fornecimento de cada cliente. Temos também em marcha um plano de I&D [Investigação e Desenvolvimento] e Inovação no âmbito do qual exploramos a possibilidade de utilizar fibras naturais alternativas e estamos a testar materiais inovadores de base biológica para o processo de fabrico de papel e embalagens, nomeadamente fibras à base de plantas e resíduos agrícolas. O objetivo é analisar o potencial dessas fibras para a substituição de plástico de vários materiais e diversificar a gama de fontes que utilizamos na produção de packaging.

Abriram recentemente um centro de inovação na fábrica de embalagens de Lisboa?

Sim, abrimos o segundo centro de inovação e criatividade em Portugal, o PackRight Centre de Lisboa, depois de termos aberto o primeiro no Porto há cerca de um ano. Nestes centros, os clientes podem explorar ideias e desenvolver soluções sustentáveis através de um trabalho conjunto com as equipas especializadas em packaging, beneficiando do nosso expertise, tecnologia e de uma multiplicidade de ferramentas que permitem a otimização dos materiais, estudos de eficiência de transporte, visualizações 3D e até comparar a eficiência ambiental de diferentes designs de packaging, através das métricas de design circular.

Também dispomos de um Customer Innovation Hub, na fábrica de packaging de Lisboa. Este espaço permite criar experiências de colaboração presencial, virtual e híbrida, utilizando as mais recentes tecnologias e software audiovisuais. O nosso objetivo é investir e conectar estes dois tipos de espaços para alavancar a colaboração com os clientes, inspirando-os com as últimas tendências em sustentabilidade, e-commerce, retalho e cadeia de fornecimento, entre outras.

*Entrevista originalmente publicada na edição 412 do Hipersuper

 

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Salutem celebra 70 anos com nova identidade

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo da Salutem é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado.

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A Salutem celebra este mês 70 anos, com o lançamento de uma nova identidade, “que reflete o orgulho no seu percurso e uma nova abordagem mais ajustada ao consumidor atual e aos desafios da sociedade moderna, democratizando o acesso a uma alimentação equilibrada”, apresenta a marca portuguesa de produtos saudáveis e dietéticos.

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado, “que representa o apoio da marca em todos e em qualquer momento, promovendo uma vida mais equilibrada”.

Esta nova aposta incorpora, ainda, a produção de embalagens mais ecológicas, com uma redução de 15% no uso de plástico em algumas das gamas.

“Este vai ser um dos momentos mais marcantes da marca. Sabemos que a alimentação é um dos pilares da longevidade e que existe uma grande pressão nas pessoas em relação à alimentação. O papel da Salutem vai ser determinante, pois tem como ambição ajudar, simplificar e retirar essa pressão. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído e com algum humor”, refere Catarina Batalha, diretora de marketing da Salutem.

Desde as suas primeiras farinhas à base de soja, a marca expandiu a variedade de opções alimentares, tendo atualmente cerca de 400 produtos no seu portefólio, produtos integrais, sem glúten, sem açúcar e biológicos. De entre estes, destacam-se as granolas e outros cereais, tortitas de milho e arroz sem glúten e outras bolachas, barras, chás, proteínas vegetais, sementes, farinhas, bem como vários ingredientes e suplementos.

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Faturação da ElPozo Alimentación cresce 8,5%

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face […]

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tagsElPozo

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face ao ano anterior. Esta evolução resulta do posicionamento de marca e da inovação em produtos de elevado valor acrescentado, refere a empresa em comunicado.

A El Pozo Alimentación refere que investiu 76,5 milhões de euros, tanto em ativos tangíveis quanto intangíveis e  tem concentrado os seus esforços na investigação, formação e desenvolvimento dos seus produtos e marca.
Segundo a empresa, entre os lançamentos mais importantes estão a linha +Proteínas ElPozo Bienstar, com produtos fatiados e semicozidos ricos em proteínas, um segmento em crescimento, a La Croquetería, uma gama de empanados gourmet e a marca ElPozo KING UPP,  anunciada como a proposta mais jovem e inovadora da empresa.

Renovação

A marca ElPozo renovou a sua imagem com o rebranding da sua linha mais artesanal, ElPozo 1954, incluindo um novo logótipo, designs, formatos e uma nova campanha de comunicação com a banda murciana Viva Suecia. A lista de embaixadores da empresa, que já incluía o tenista Carlos Alcaraz, foi ampliada com José Coronado para o Legado Ibérico e Olga Carmona para a ElPozo Bienstar.

A empresa, integrada na holding Grupo Fuertes,  lembra que realizou vários projetos de infraestruturas, entre os quais se destacam a implementação de uma unidade de biotecnologia, a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo elétrico e a criação de um novo centro de congelação de carne.

Exportação

A ElPozo, que encerrou o exercício de 2023 com uma equipa média de 5.159 pessoas, está presente em mais de 80 países e tem como objetivo continuar a aumentar a sua quota de exportações, consolidando a sua presença nas áreas geográficas com mais potencial, tendo alcançado este ano um volume de negócios no estrangeiro de cerca de 20 por cento da sua faturação.

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Douro Wine City celebra o melhor da região vinícola demarcada mais antiga do mundo

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

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O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

O programa, que se iniciou esta sexta-feira, convida o público a participar em showcookings de conceituados chefes de cozinha, degustações, e a aprofundar conhecimentos nas ‘Conversas sobre o Vinho’, com Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos, bem como nas provas de mais de uma centena de produtores de vinho e de produtos regionais presentes no evento.

Criando momentos de partilha e experiência, os diversos showcookings serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 19h, começando, no sábado, dia 8 de junho, com o chef André Carmo, restaurante Val Moreira, Hotel Vila Galé Douro Vineyards, secundado no dia 9 de junho por Maria do Céu, doceira da região e no dia 10 de junho, com a apresentação do chef Carlos Pires, da The Wine House, Quinta da Pacheca.

No sábado, 8 de junho, a primeira ‘Conversa sobre o Vinho’ mostrará como ‘Duas centenas de castas, algumas são o pilar dos mais prestigiados vinhos do Douro’, às 17h30, e na segunda conversa, às 19h, Manuel Moreira mostrará como ‘O Vinho do Porto Tawny, uma combinação de arte e sensibilidade à prova do tempo’.

No domingo, dia 9 de junho, o convite será ‘Se adora vinho e acha que não sabe provar? Não se acanhe e venha daí’, às 17h30, e o público será convidado por uma viagem na segunda Conversa sobre o Vinho ‘Montanha, vales, encostas, xisto, planaltos, tudo isto é Douro! Tudo isto é Terroir! Descubra alguns vinhos de terroir!’, às 19h.

No Dia de Portugal, segunda-feira, 10 de junho, a conversa gira em torno de ‘A altitude dos vinhos do Douro, descobrir o que os torna únicos’, às 17h30, e a segunda, às 19h, afirma que ‘Douro é origem de grandes vinhos! Os detalhes que fazem a diferença!’.

O evento é de entrada livre, com o horário da restauração e animação a funcionar entre as 16h e as 24h, já os expositores funcionarão entre as 16h e as 20h. A participação nas Conversas Sobre o Vinho e nos Showcooking têm lugares limitados, com inscrição no local.

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Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce. Rico em fibra […]

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A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce.

Rico em fibra e, por isso, uma ótima opção para uma alimentação equilibrada, este novo pão é fabricado com ingredientes de alta qualidade, a partir de uma combinação de farinhas de milho, trigo e centeio. Tem um toque especial graças à adição de grãos germinados, que facilitam a digestão e são uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, apresenta a Panificadora Costa & Ferreira que amplia o seu portfólio de produtos, após o incêndio sofrido no início de abril que destruiu parte da fábrica, situada no Alto da Serra, em Rio Maior.

Em formato retangular e à semelhança dos outros produtos da produtora portuguesa, também esta novidade é produzida com matérias-primas nacionais e sem adição de corantes e conservantes, sendo 100% natural e clean label.

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Nobre lança Fatias Vegetarianas com sabor a Frango

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm […]

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A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm reforçar a oferta de produtos para os consumidores que procuram ter uma alimentação diversificada.

Os portugueses têm assim uma nova alternativa deliciosa de origem vegetal com alto teor de proteína e de fibra. Uma opção que pode ser integrada em diferentes momentos e refeições, com todo o sabor a frango, mas com 0% de carne, sublinha a marca.

“Sabemos que há uma procura crescente pelos produtos com proteína de base vegetal, confirmando a preocupação dos portugueses com uma alimentação mais diversa e equilibrada. É por isso que, enquanto marca que procura estar nas mesas de todos os portugueses, vamos continuar a investir na inovação de forma a apresentar soluções que respondam às necessidades de todos. Continuamos empenhados em reforçar as nossas ofertas vegetarianas, mantendo a qualidade que nos distingue e o sabor que cativa os consumidores, desde sempre”, sublinha Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, em comunicado.

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Knorr com nova campanha

Cândido Costa é o protagonista da nova campanha da marca Knorr. O ex-internacional português estreia-se como cantor e cozinheiro com a ajuda do “caldinho”. “Knorr revê-se na atitude e letra […]

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Lulas Limpas Pescanova 450g numa embalagem “prática para as famílias”

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”. As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras […]

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A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”.

As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras possibilidades culinárias, desde entradas a pratos principais.

As lulas limpas da Pescanova vêm limpas e prontas a cozinhar, embaladas a vácuo e ultracongeladas rapidamente. “Ricas em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B”, as lulas limpas são apresentadas ainda como um produto “baixo em gordura, tornando-se uma excelente opção para quem procura manter uma dieta equilibrada e nutritiva”.

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ECO lança nova garrafa reutilizável de 0.65L

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L. A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim […]

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A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L.

A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim o seu unbottling. De uma forma divertida e descontraída, apresenta todos os formatos – do garrafão de 6L, às garrafas de 3L e de 1.5L – até chegar à nova garrafa de 0.65L, “mais pequena e prática para levar para todo o lado e, porque é reutilizável e enchida nas Fontes ECO, mais leve para o Planeta”.

A nova garrafa reutilizável ECO veio reforçar o portefólio da marca, no seguimento de vários pedidos de clientes por um formato mais pequeno e fácil de transportar, acrescenta a marca.

 

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Plataforma da Central de Cervejas utiliza IA para atender clientes 24 horas por dia

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar para todos os seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial,

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A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar aos seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial, que possibilita aos clientes do canal horeca, o acesso a diversos serviços e funcionalidades 24h/7dias.

Desenvolvido pelo grupo Heineken, do qual a Central de Cervejas faz parte, o eazle “tem foco na digitalização na interação com os clientes e recorre à inteligência artificial para facilitar o seu quotidiano, melhorando a eficiência operacional”, explica a SCC. O eazle é já uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo e tem como objetivo elevar a experiência de compra dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Iniciado em 2023, o projeto da plataforma já alcançou “mais de 12.000 clientes do horeca em Portugal, com as vendas online a representarem mais de metade da faturação total da Novadis”, informa a SCC, acrescentando que a meta para 2024 é aumentar o número de clientes com acesso a este novo canal.

Obter informação sobre o negócio, de forma imediata e autónoma, ter acesso ao portfólio atualizado de marcas e produtos, colocar e acompanhar encomendas, consultar preços, promoções e a conta corrente são algumas das funcionalidades que a nova plataforma oferece, 24h por dia, sete dias por semana, no portal ou através da app.

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Nivea reforça compromisso com a sustentabilidade

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul […]

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No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul de Nivea Creme, tornando-a numa embalagem mais sustentável. Composta por 80% de alumínio reciclado, a nova embalagem representa um marco na jornada sustentável NIVEA.

A marca da Beiersdorf  também reconhece a importância de proteger os oceanos. Todos os protetores solares têm uma fórmula que respeita os oceanos, livre de Filtros UV Octinoxate, Oxybenzone e Octocrylene.

Desde 2020, a Beiersdorf comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025, já tendo alcançado uma redução de 17% até o final de 2022. Essa redução foi obtida através de colaborações com fornecedores e melhorias em fórmulas e embalagens de produtos.

Care Beyond Skin Day reforça compromisso

Em 2023, a Beiersdorf reforçou o compromisso a sustentabilidade a partir da inauguração do Care Beyond Skin Day. Este projeto representa um dia de voluntariado global, com a finalidade de promover o compromisso de agenda de sustentabilidade da empresa a nível social e ambiental.

Ao longo do dia, mais de 20 mil colaboradores, situados em qualquer parte do mundo, participaram em atividades voluntárias, em parceria com organizações não governamentais locais.
Em Portugal, a Beiersdorf promoveu uma ação de voluntariado de limpeza de praias na Lagoa de Óbidos, com o apoio da Ocean Patrol, uma iniciativa que envolveu um total de 65 colaboradores e a recolha de 104 kg de lixo.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade foi reconhecido pelo Carbon Disclosure Project (CDP) com a classificação “Triplo-A”, devido ao esforço e apoio na proteção do clima, água e florestas, sendo uma das 13 empresas no mundo a receber essa distinção em 2023.

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