Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

“Consumir nacional é a lógica da Batata!”: Produtores lançam campanha para aumentar consumo de batata

Por a 18 de Maio de 2023 as 9:48

A Associação da Batata de Portugal (Porbatata) anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa. Sob o mote, “consumir nacional é a lógica da batata!”, a campanha é protagonizada pela Miss Tata, a marca coletiva da batata nacional, e conta com o apoio da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição).

“A batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional”, sublinha Sérgio Ferreira, presidente da associação, citado em nota de imprensa, acrescentando que “num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental”.

A campanha, que se estende até setembro, vai ser dinamizada nas redes sociais e estará visível nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa. “O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo”, explica a associação, em nota de imprensa.

Algumas das questões levantadas são: Se consumir local é melhor para o ambiente, porque não escolhemos batata portuguesa? Se a nossa batata é nutritiva e não engorda porque continuamos a retirá-la da nossa alimentação? Se a batata cabe em qualquer orçamento porque não a utilizamos mais nas nossas refeições? “As respostas são simples: consumir nacional, saudável, sustentável e de forma económica é a lógica da batata”, responde a Porbatata.

Em 2022, as exportações de batata aumentaram 23% para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais cresceram 56% para 81 milhões de quilos. O maior comprador de batata portuguesa é Espanha, país  que representa 67% do valor total das exportações.

A produção de batata em Portugal ocupa uma superfície agrícola de 16 804 hectares. Os dados mais recentes do INE indicam que a produção ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *