Pão
Empresas de panificação e pastelaria industriais faturam mais 15% para 850 milhões de euros
Segundo o estudo setorial da Informa D&B, a aumento na faturação deve-se à recuperação da procura após pandemia, mas também ao aumento de preços junto do consumidor
Hipersuper
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos
Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal
Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal
Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021
Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua
Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude
Ausonia renova compromisso na Luta Contra o Cancro da Mama
El Corte Inglés procura ideias inovadoras para transformar o retalho
O setor de panificação e pastelaria industriais atingiu um volume de negócios de 850 milhões de euros em 2022, valor que representa um crescimento de 14,9% face ao ano anterior. Segundo o estudo setorial da Informa D&B, a aumento na faturação deve-se à recuperação da procura após pandemia, mas também ao aumento de preços junto do consumidor.
No mesmo ano, as exportações deste setor aumentaram para os 310 milhões de euros, mais 13% do que no ano anterior, em que tinham totalizado 275 milhões. Espanha é o principal mercado de destino das vendas para o exterior, com uma quota superior a 35%.
Quanto às importações, o aumento foi ainda maior, chegando aos 514 milhões de euros em 2022, mais 27% do que em 2021. Também nas importações Espanha é o principal mercado, com um peso de 64% do total, à frente da Alemanha, França, Itália e Bélgica.
O setor é constituído por 5 800 empresas, que garantem emprego a cerca de 30 mil trabalhadores. A maioria das empresas pertence ao segmento de panificação, no qual existiam 3 460 sociedades em 2021, incluindo estabelecimentos de produção artesanal. Nesse ano, contabilizaram-se ainda 1 991 fabricantes de pastelaria industrial e 332 de bolachas.
As empresas do setor são maioritariamente de pequena dimensão. Cerca de 85% têm menos de dez trabalhadores e apenas cinco empregam mais de 250 pessoas.
As regiões norte e centro concentram o maior número de empresas de panificação, com 1 202 e 1 126, respetivamente, reunindo em conjunto cerca de 70% do total. As empresas de pastelaria localizam-se principalmente nas zonas norte, centro e Lisboa, acolhendo cada uma destas regiões cerca de 500 empresas.