FMCG Homepage Newsletter Produção

Granvinhos expande para a região dos vinhos verdes com aquisição de quinta em Viana do Castelo

Por a 9 de Maio de 2023 as 11:02

A sociedade Granvinhos alargou a área de atuação à região dos vinhos verdes com a aquisição da Quinta de S. Salvador da Torre ao grupo Soja de Portugal. A também conhecida como Quinta de Santo Isidoro estende-se por uma área de 37 hectares e está localizada no Vale do Lima, concelho de Viana do Castelo.

A propriedade tem 30 hectares de vinha das castas Loureiro e Alvarinho e o seu terroir caracteriza-se pela brisa marítima característica do Vale do Lima. “Esta quinta era explorada pela Agromar em parceria com Anselmo Mendes, modelo que será mantido nos próximos anos, concretizando-se, assim, o primeiro projeto conjunto entre aquele enólogo e Jorge Dias, diretor geral da Granvinhos, algo que ambos ambicionavam há mais de 30 anos de amizade que os liga”, afirma a Granvinhos em nota enviada às redações.

“O desenvolvimento do projeto da Quinta de S. Salvador da Torre passa, como resultado dessa parceria, pela exploração do potencial da casta Loureiro e da localização da quinta, pelo lançamento de um novo vinho Loureiro em 2024, assim como a requalificação do ponto de vista patrimonial”, lê-se no documento.

Esta aquisição dá seguimento ao plano de expansão da Granvinhos que, no início de 2023, passou a deter o controlo acionista da empresa Vicente Faria Vinhos, S.A., através da aquisição de 60% do capital social da “segunda maior empresa exportadora de vinho do Douro”. A Granvinhos comercializa agora vinhos do Douro, vinho verde e vinhos de Lisboa, “num total de mais de quatro milhões de garrafas por ano”.

A sociedade adquiriu, ainda, às Caves Borlido, a marca tradicional portuguesa Albergaria, criada em 1972, e que comercializa o Licor de Amêndoa Amarga e o Licor de Ginja, “com vendas superiores a um milhão de garrafas por ano”.

A empresa tem em marcha o projeto de construção de uma “moderna adega, eficiente e sustentável”, na Quinta do Cedro, no Rodo, em Peso da Régua. “Trata-se de um centro com capacidade para vinificar mais de 8.000 toneladas de uva, com tecnologia adaptada à produção de vinho do Douro e do Porto”, explica a empresa, acrescentando que o projeto pretende ainda “dar resposta ao referencial de sustentabilidade ambiental, económico e social, com o qual a empresa se quer comprometer”.

A nova adega insere-se na Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial “Vine and Wine Portugal”, que a Granvinhos lidera no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *