LEIA A EDIÇÃO 412 DO HIPERSUPER
Já pode ler a edição 412 do Hipersuper. Continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de […]
Hipersuper
Clube de Produtores Continente premeia produção nacional
Actimel lança produto com zero açúcares adicionados e sem adoçantes
Bolt Food expande presença a Leiria
Retalho representa mais de 60% do volume total de investimento imobiliário
Retail Media em Portugal: da teoria à realidade
Grupo Paulo Duarte investe 4 milhões de euros em novo Centro Logístico em Almeirim
CEPAAL realiza Festival do Azeite Novo para valorizar o setor olivícola
Vitacress lança nova solução versátil de vegetais para refeições
Castelões lança novo queijo amanteigado
Muros de Melgaço de Anselmo Mendes distinguido pela Wine Enthusiast
Já pode ler a edição 412 do Hipersuper.
Continuar a apoiar as famílias portuguesas através do alargamento da gama de produtos de marca própria, a preços mais competitivos e de qualidade. É assim que João Melo, diretor-geral Meu Super, olha para o futuro. Em entrevista ao Hipersuper, lembra que o mercado de retalho alimentar em Portugal é muito competitivo sublinhando que o Meu Super vai continuar a investir para estar mais próximo e envolvido com os clientes através de uma equipa com forte orientação para o franqueado.
O mercado de snacks está cada vez mais ligado à inovação e, fruto de uma nova procura dos consumidores, às alternativas saudáveis, que satisfaçam o comprador cada vez mais exigente. O Hipersuper ouviu vários responsáveis que refletiram sobre as tendências do mercado e sublinharam o potencial de crescimento que esta categoria ainda tem.
Há cinco anos, a Enoport descobriu as virtudes de Bucelas para produzir espumantes com denominação de origem, feitos a partir da casta estrela desta região demarcada há 111 anos. Hoje, a empresa lidera um grupo de produtores que pretende fundar um cluster do espumante da região conhecida como a capital do Arinto, disse Nuno Santos, CEO da Enoport, ao Hipersuper, numa entrevista onde conta a história e fala sobre os planos da empresa para as marcas Quinta do Boição e Caves Velhas.
Ainda nesta edição do Hipersuper pode ler o artigo Lojas autónomas for dummies assinado por Miguel Murta Cardoso, head of retail da Sensei.
Também em destaque nesta edição a categoria dos congelados que tem vindo, cada vez mais, a conquistar espaço no cesto de compras dos consumidores, pela variedade, conveniência e qualidade dos produtos. Fomos ouvir alguns players desta categoria que envolve pescado, carne, refeições prontas, panificação, legumes, laticínios, frutas, gelados e vários outros produtos.
Entre 25 e 27 de abril, a indústria do mar portuguesa apresentou a maior representação de sempre numa Seafood Expo Global. Foram 18 os grupos empresariais em Barcelona, no maior espaço expositivo alguma vez organizado pela ALIF: Coelho & Dias, Congelados Moreira, Coopaqua, Docapesca, Frijobel, Gelpeixe, Gialmar, Grupo Frip, Ilhapeixe, Lotaçor, Luis Silvério & Filhos, Lurdes Narciso, Mar Cabo, Mar-Ibérica, Nigel, Riberalves, Rui Costa e Sousa & Irmãos e Soguima.
Ainda no âmbito desta presença portuguesa na Seafood Expo Global, leia o artigo de Manuel Tarré, presidente da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF).
É incontestável que os hábitos alimentares influenciam a nossa saúde e que isso é a base de uma vida equilibrada. Fomos falar com alguns produtores e responsáveis de empresas que trabalham produtos e marcas que estão ligados ao estilo de vida saudável para perceber se os consumidores estão cada vez mais preocupados e, por isso, a optar por produtos que contribuam para o seu bem-estar.
A produção de vinho na Ilha do Pico remonta a 1460. Quase 400 anos depois, uma praga destruiu grande parte do património vitícola da mais jovem ilha açoriana. Está ainda em curso o moroso trabalho de recuperação da vinha, classificada, em 2004, património da humanidade. Já no século XX, nasce a Cooperativa Agrícola do Pico com a ambição de aumentar a rentabilidade da produção de uva e alargar os canais de distribuição. Atualmente, as duas maiores empresas faturam quatro milhões de euros.
Fomos conversar com Pedro Cavaleiro, diretor geral da Cooperativa Agrícola do Pico (Picowines), para saber tudo sobre este vinho que nasce em pedras vulcânicas.
A Batch nasceu em plena pandemia e oferece um serviço completo de entrega. Leia a entrevista com Pedro Vasconcelos que explica porque é que a Batch é mais que uma empresa de entregas rápidas e nos apresenta a sua visão sobre o estado atual do mercado e as tendências que vão marcar os próximos tempos.
Não deixe de ler ainda o nosso especial sobre Embalagens e porque é que a indústria portuguesa aposta em matérias-primas com maior capacidade de reciclagem e biodegradável como alternativa ao plástico de origem fóssil.
Ainda no setor das embalagens, fomos falar com José Oliveira, country sales, marketing & innovation director da DS Smith, que fala sobre os novos projetos que dão resposta às duas grandes tendências deste setor: sustentabilidade e ecommerce.
E porque a sustentabilidade é cada vez mais importante, fomos conhecer a FD Brands, uma empresa portuguesa que se dedica precisamente à representação e distribuição de marcas sustentáveis. Duarte Palha não tem dúvidas: a sustentabilidade é decisiva na escolha dos consumidores.
Ouvimos Pedro Amorim, Corporate Clients Director do ManpowerGroup e Managing Director da Experis, sublinhar que “o talento é um ativo importante e raro”, numa altura em que a escassez de talento mantém-se em níveis historicamente elevados em Portugal. O Retalho e a Distribuição apresentam um dos valores mais elevados.
Ainda não entendeu o conceito de metaverso? Esta edição do Hipersuper vai ajudar. Tharso Vieira, head of pratical innovation na Capgemini, explica o metaverso em dez ideias.
A plataforma Nextbiit aponta baterias para cadeias de retalho e Miguel Salgueiro, chief business officer da empresa, faz em entrevista ao Hipersuper, um balanço dos sete anos de atividade da empresa e fala sobre a intenção de crescer, concretamente no setor do retalho, e da aposta na internacionalização.
Como habitualmente conheça também alguns dos lançamentos e contratações nos setores do comércio e serviços que marcaram o último mês.
Por fim, mas sempre importantes, destaque para os vários artigos de opinião que encontra ao folhear esta edição e nos fazem refletir.
Boa leitura!