Destaque Homepage Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Concorrência multa Continente, Pingo Doce, Auchan e J&J por esquema de fixação de preço

Por a 27 de Abril de 2023 as 8:48

(imagem de arquivo)

As cadeias de supermercado Continente, Pingo Doce, Auchan e o fornecedor de produtos de beleza, cosmética e higiene pessoal JNTL Consumer Health Portugal foram multados em 16,9 milhões de euros devido a um esquema de fixação de preços de venda ao consumidor.

Em comunicado enviado às redações, a Autoridade da Concorrência afirma que as três retalhistas  “adotaram comportamentos com o objetivo de concertar os preços de retalho nos seus supermercados, suavizando a concorrência, mediante contactos estabelecidos através do fornecedor comum, sem necessidade de comunicarem diretamente entre si”, tratando-se de uma “conspiração equivalente a um cartel”.  Esta prática durou mais de quinze anos – entre 2001 e 2016 – e visou produtos como tampões, champôs, pensos absorventes e antissépticos bucais de uso diário, acrescenta a AdC.

O Modelo Continente foi multado em 7.650.000 euros,  a JNTL Consumer Health Portugal em 4.440.000, o Pingo Doce – Distribuição Alimentar em 3.330.000 e a Auchan Retail Portugal em 1.480.000 euros.

“As coimas impostas são determinadas pelo volume de negócios das empresas sancionadas nos mercados afetados nos anos da prática”, explica a AdC.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *