ESG Homepage Logística Newsletter

Auchan dá mais um passo na transição energética

Por a 27 de Abril de 2023 as 10:30
Nova viatura 100% elétrica fortalece o compromisso da Auchan com a sustentabilidade e redução da pegada de carbono

Empenhada em implementar medidas capazes de minimizar o seu impacto ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável, a Auchan Retail Portugal acaba de adquirir uma nova viatura de segurança, 100% elétrica, para a sua Plataforma Logística Auchan.

Compacto, versátil e flexível, o veículo Goupil, pertencente ao Grupo Polaris, conta com uma autonomia de 90km, cabine de dois lugares, largura de 1200mm, velocidade de 50 km/h e zero emissões de carbono, destacando-se como uma opção de transporte sustentável e ecologicamente responsável. Segundo a empresa, com carroçaria, superestrutura e equipamentos desenvolvidos e montados em Portugal, esta é a primeira viatura elétrica na Europa a reunir este conjunto de características, estando totalmente adaptada para responder eficazmente em operações de segurança e de combate a incêndio, num curto raio de ação. Além disso, este automóvel está preparado para aumentar os níveis de prevenção e melhorar, também, a capacidade de resposta e prontidão operacional da Equipa de Segurança, nas diferentes tipologias de ocorrências.

A Auchan continua a investir na modernização e otimização da sua Plataforma Logística para garantir uma operação sustentável e eficiente, utilizando tecnologias avançadas, práticas de gestão ambiental e logística reversa para minimizar o impacto ambiental e promover uma cadeia de abastecimento mais sustentável.

No âmbito dos transportes e armazenamento, a Auchan associou-se em 2021 ao Lean&Green, uma iniciativa que constitui a maior iniciativa Europeia, recebida em Portugal pela GS1 Portugal, que promove uma logística mais sustentável e eficiente e tem como objetivo ajudar as empresas participantes a reduzir em, pelo menos, 20% as suas emissões de dióxido de carbono (CO2) nos processos logísticos, no período de 5 anos. Devem, por isso, desenvolver um plano de ação evidenciando com detalhe as medidas que pretendem implementar, com vista a atingir o objetivo da iniciativa, cumprindo os critérios definidos pela GS1. Após avaliada a conformidade do plano de ação, é atribuído o prémio Lean&Green.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *