Homepage Newsletter Ponto de Venda Produção

McDonald’s compra mais de 14 mil toneladas de produtos e ingredientes portugueses

Por a 26 de Abril de 2023 as 13:55

A McDonald’s adquiriu mais de 14 mil toneladas de produtos e ingredientes produzidos em Portugal, em 2022. A marca assinala o Dia da Produção Nacional valorizando os produtores e fornecedores portugueses em que aposta, e cuja parceria, sublinha, é essencial para a garantia de qualidade servida diariamente nos restaurantes de todo o país.

Desde a sua entrada em Portugal – abriu o primeiro restaurante no país em 1991 – a McDonald’s tem sido caracterizada pela permanente adaptação do portfólio de produtos ao gosto do consumidor local, bem como pelo contínuo investimento em parcerias com produtores e fornecedores em Portugal.

Atualmente, cerca de 40% do total de compras (em valor) ao nível de matéria-prima são feitas a parceiros portugueses, sendo mais de 30 os fornecedores nacionais que abastecem os 195 restaurantes McDonald’s em Portugal. Em 2022 o total de ingredientes e produtos nacionais adquiridos em Portugal ultrapassou as 14 mil toneladas. Um número que sobe se for acrescentado os bens e serviços, com mais de 700 empresas portuguesas que trabalham com a McDonald’s Portugal, representando cerca de 70% do total de compras efetuadas pela marca no país.

O resultado desta aposta na Portugalidade está aliás  presente em vários ingredientes icónicos dos produtos McDonald’s, como, por exemplo, o tomate fresco fatiado, proveniente do Oeste, produzido pela Campotec, que fornece também cebola fresca e Maçã de Alcobaça; a alface iceberg, saladas, e mini cenouras, fornecidas pela Vitacress, produtor português com a distinção internacional Flagship Farm, atribuída à Quinta da Azenha, pelas suas boas práticas ambientais; e o ketchup, produzido pela Italagro (Grupo HIT) a partir de tomate cultivado na zona do Ribatejo.

É igualmente em solo português que se cultivam os legumes que compõem as saladas Mista, Oceânica e Campestre (fornecidas pela Vitacress), a sopa de grão e espinafres (da Estêvão Luís Salvador), o Caldo Verde e os cremes de legumes e de ervilhas (das Sopas Graciete).

Também a oferta de pequeno-almoço e outros produtos de McCafé contam com produção portuguesa: o café e descafeinado são da Delta Cafés, o fiambre é da Nobre, o pão alentejano fatiado e pão de cereais são fornecidos pela Panike, o maior fabricante nacional de pastelaria e padaria, sediado na Maia, enquanto o leite e a manteiga são provenientes dos Açores, fornecidos pela Bel Portugal (Terra Nostra).

A presença de fornecedores portugueses está também presente  a nível internacional, como é o caso da Casa Mendes Gonçalves e da sua transformação industrial para garantia do fornecimento de molhos McDonald’s, e a consequente exportação para a McDonald’s Polónia e, mais recentemente, para a McDonald’s Israel.

“Neste Dia da Produção Nacional comemoramos o papel absolutamente essencial dos nossos parceiros portugueses, que todos os dias garantem disponibilizar na mesa dos nossos restaurantes, o melhor que a terra dá em Portugal” sublinha Inês Lima, Diretora-Geral da McDonald’s Portugal.

“O nosso contributo para a economia nacional consolida o nosso propósito local de retribuir às comunidades e criar valor no país. Temos o maior orgulho nas nossas parcerias, e queremos continuar a investir em ingredientes de qualidade, produzidos em solo nacional.” acrescenta.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *