Destaque Homepage Logística Newsletter

Zeroo Smart Packaging nasce para desenvolver embalagens sustentáveis para produtos a granel

Por a 20 de Abril de 2023 as 15:45
Catarina Barreiros, fundadora da Loja do Zero

Catarina Barreiros, fundadora da Loja do Zero

Chama-se  Zeroo Smart Packaging e é uma nova empresa especializada no desenvolvimento de embalagens inteligentes e sustentáveis para o mercado de produtos a granel, lançada em parceria pela  startup The Loop Co. e a Loja do Zero.

A joint venture entre as duas empresas já deu origem ao projeto Zero Cups, um conceito de embalagens inteligentes e circuláveis que pretende revolucionar as compras a granel. Estas embalagens  continuamente em circulação mantém histórico de informação, a rastreabilidade e medem o impacto ambiental ao longo da ciclo de vida.

Este sistema já implementado na Loja do Zero tem agora o objetivo de conquistar negócios que pretendam integrar a oferta de granel em e-commerce. Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co., sublinha, citado em comunicado,  que o projeto Zero Cups foi o primeiro indicador de que faria todo o sentido elevar esta parceria à criação de uma nova marca somente dedicada a embalagens inteligentes.

Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co.

Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co.

“Não é novidade que a utilização em excesso de embalamento de uso único tem grande impacto no ambiente mas, infelizmente, nem todos estão dispostos a tomar a iniciativa de mudar”, indica, por sua vez, Catarina Barreiros, fundadora da Loja do Zero, para justificar o nascimento da Zeroo Smart Packaging. “Queremos tornar o consumo a granel numa alternativa viável para retalhistas e consumidores, através de novos projetos que facilitem esse caminho para a mudança”, vaticina.

O objetivo da nova empresa passa por implementar sistemas de embalagens inteligentes em retalhistas e marcas que pretendam ter operações com embalagens circulares, como operações de granel, refill ou mesmo takeaway. “O processo pode decorrer presencialmente em lojas físicas ou ser integrado num sistema de e-commerce pré-existente de cada retalhista”.

A Auchan vai ser o primeiro retalhista a apostar  nesta solução numa das suas lojas de ultra proximidade, My Auchan, em Lisboa. “Estamos entusiasmados por poder contribuir para a mudança necessária no futuro do granel e acreditamos que esta iniciativa fará a diferença. Acreditamos que é mais um passo para o comércio de nova geração, que se compromete e é referência”, comenta Rita Cruz, diretora de responsabilidade corporativa, ambiental e social da Auchan, citada no documento.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *