Homepage Logística Newsletter

Receitas da Jungheinrich crescem 12% para 4.763 milhões de euros em 2022

Por a 5 de Abril de 2023 as 9:06

As receitas do grupo Jungheinrich cifraram-se em 4.763 milhões de euros em 2022, o que representa um crescimento homólogo de 12%,  com um “forte contributo” dos negócios de novos equipamentos e sistemas automáticos. A multinacional alemã especializada em equipamentos de manutenção de carga aumentou em 7% o EBIT (lucros antes de juros e impostos) para 386 milhões de euros.

“Apesar da situação tensa do mercado, estabelecemos novos recordes de receita e EBIT”, afirma Lars Brzoska, presidente do conselho de administração da Jungheinrich, citado em comunicado. “As interrupções nas cadeias de abastecimento globais que se desenvolveram pela primeira vez no início da pandemia foram ainda  exacerbadas em 2022 pela  guerra” da Rússia contra a Ucrânia.
No entanto, a empresa “conseguiu manter a produção e a entrega dos seus equipamentos ao longo do ano graças a uma gestão eficaz dos fornecedores”, acrescenta.

As encomendas recebidas atingiram 4.791 milhões de euros no exercício de 2022, a par do valor do ano anterior. As encomendas no negócio de novos equipamentos cifraram-se em 1.595 milhões de euros a 31 de dezembro de 2022. “Os números relativos às encomendas recebidas e às encomendas disponíveis foram ajustados para eliminar as encomendas da Rússia. Isso porque a Jungheinrich AG interrompeu todas as entregas de equipamentos novos e usados e peças de reposição para a Rússia e Bielorrússia, desde março de 2022”, esclarece a empresa.

O conselho de administração vai propor o pagamento de dividendos de €0,66 por ação ordinária e €0,68 por ação preferencial à assembleia geral anual que tem lugar a 11 de maio de 2023. Esta proposta de dividendos resulta num pagamento de 68 milhões de euros, valor em linha com o ano anterior.

Em 2023, a empresa alemã prevê receber encomendas em valores entre os 4,8 mil milhões e os  5,2 mil milhões de euros. Para as receitas, estabeleceu como meta valores entre os 4,9 mil milhões e os 5,3 mil milhões de euros. O EBIT deverá situar-se entre 350 e 400 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *